Saúde e Bem-estar

Mutirão de colonoscopia é realizado no Hospital Geral

Exame investiga alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR) está realizando um mutirão de colonoscopia de segunda a sexta-feira no período da tarde. Os exames, que investigam alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado, são feitos pela equipe médica de gastroenterologia e tem como objetivo zerar a demanda existente no estado.

De acordo com a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato, a meta é realizar aproximadamente 38 procedimentos por semana, e 150 por mês. “As colonoscopias foram suspensas devido à pandemia, e algumas eram feitas esporadicamente. Agora estamos organizando o mutirão com o objetivo de zerar a fila de espera. Hoje temos em média 300 pessoas à espera pelo exame. Em dois meses pretendemos zerar essa fila”, afirmou. 

Ainda segundo ela, as colonoscopias são agendadas por meio da Unacon RR (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) e na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, após pedido do profissional.

COMO É FEITO O EXAME?

A colonoscopia é um exame de imagem que investiga alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. Também possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais).

O procedimento é indolor e pode ser indicado em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto. Ela pode diagnosticar infecções, tumores, pólipos e outras doenças. 

O procedimento é feito pelo especialista e dura, em média, 60 minutos.