Saúde e Bem-estar

Não compartilhe mensagem sobre novo coronavírus antes de checar

O Ministério da Saúde recebeu mais de 300 mensagens falsas por dia sobre o novo coronavírus

Quando novas doenças surgem, começam também os boatos sobre elas. E com o novo coronavírus não está sendo diferente.  Diante deste cenário, temos todos os dias, novas notícias e informações sobre o novo coronavírus, uma doença respiratória grave, que surgiu na China há algumas semanas. E no meio de tantas notícias, temos aquelas que são verdadeiras e as que são falsas, as famosas Fake News que possuem uma força de propagação enorme, por meio das redes sociais e de aplicativos de mensagens.

É aí que mora o perigo! Principalmente se as notícias envolvem a saúde porque elas são muito disseminadas por conta do medo que as pessoas sentem em relação a doenças, ainda mais quando não conhecida.

Somente nesta semana o Ministério da Saúde recebeu mais de 300 mensagens por dia sobre o novo coronavírus no nosso canal de WhatsApp Saúde Sem Fake News. O canal garante informações confiáveis sobre saúde e tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos cidadão sobre qualquer notícia relacionada à saúde.

Caso você ainda não conheça o canal, saiba que ele funciona assim: as mensagens enviadas são recebidas, apuradas junto com as áreas técnicas e respondidas ao usuário.


Por isso, se tiver dúvida se a mensagem sobre saúde que você recebeu, principalmente sobre o novo coronavíris é verdadeira ou não, envie para o SAÚDE SEM FAKE NEWS, pelo WhatsApp: (61) 99289-4640.

A lista de todas as Fake News já avaliadas pelo ministério encontra-se no site www.saude.gov.br/fakenews 

Confira algumas notícias falsas que o Blog da Saúde separou sobre o novo coronavírus.

Esta informação é falsa!  A UFRJ não tem condições técnicas para realizar tal pesquisa porque ainda não temos o novo coronavirus isolado no Brasil.  Além disso, não há evidências científicas de que o novo coronavírus provoque esses danos cerebrais. 

A foto não é de uma cena real da China. Na verdade, ela é um registro fotográfico, feito em 2014 em Frankfurt, na Alemanha, de um projeto artístico para lembrar as 528 vítimas do campo de concentração nazista “Katzbach”. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS @who) não existe nenhuma comprovação científica de que “sopa de morcego” tenha sido a responsável pela disseminação do novo #Coronavírus na China. Além disso, segundo o boatos.org, as fotos e vídeos que estão sendo compartilhados com essa mensagem são de uma influenciadora digital, que fez o registro em 2016, ou seja, há 4 anos, antes de qualquer manifestação do novo coronavírus na China.

 Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo #Coronavírus. Também é falsa a afirmação de que o chá de erva doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir)! Não confie nem compartilhe mensagens desse tipo. Se #FakeNews já são perigosas por si só, quando são sobre SAÚDE, podem ter consequências graves.

Para mais informações sobre o #NovoCoronavírus, acesse: saude.gov.br/novo-coronavirus