Saúde e Bem-estar

Não existe idade certa para levar adolescente ao ginecologista

Um dos aspetos mais importantes nos cuidados da saúde da mulher, é a ida ao ginecologista, e muitas mães não sabem em qual momento deve levar a filha

Resumo: Para saber em qual momento é o adequado a ida da adolescente ao ginecologista, a coluna Família em Pauta, com a jornalista Marta Gardênia, traz a ginecologista Dayanny Amorim nesta edição.

Um dos aspetos mais importantes nos cuidados da saúde da mulher, é a ida ao ginecologista, e muitas mães não sabem em qual momento deve levar a filha adolescente ao especialista. Para tirar dúvidas sobre essa questão, a coluna Família em Pauta, com a jornalista Marta Gardênia, traz a ginecologista Dayanny Amorim nesta edição.

Segundo a médica, não existe uma regra ou idade certa para levar a filha ao ginecologista.

“Se a mãe perceber o crescimento das mamas precocemente, como menos de 8 anos de idade, é preciso saber com o especialista se o crescimento é normal”, ressalta.

Dayanny ainda complementa que seria interessante que, após a primeira menstruação ou menarca, a adolescente vá ao ginecologista.

“É adequado que após a menarca procure o médico, mas que espere seis meses para o corpo se adaptar, é normal que no início a menstruação venha desregulada, com intenso ou pouco fluxo”, frisa.

Para saber mais sobre o tema com a especialista, acesse o link do vídeo da coluna: