Saúde e Bem-estar

Novo mamógrafo terá capacidade de realizar 50 exames por dia

Equipamento digital ajudará no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama

O Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) recebeu um mamógrafo digital, que, segundo o Governo do Estado, entrará em funcionamento nos próximos dias. O equipamento terá capacidade de atender até 50 mulheres por dia.

O investimento na unidade busca atender ainda mais a demanda da unidade do hospital, segundo a diretora do CRSM, Marília Pinto.

“É um mamógrafo digital com imagens em alta resolução, o que facilita identificar nódulos pequenos, profundos, muitas vezes não palpáveis e não identificáveis pelo exame de ultrassom da mama. Por isso a mamografia é tão importante”, relatou a diretora.

De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destacou que o centro atende pacientes, tanto da capital quanto do interior.

“Para fazer o manejo do equipamento, em um primeiro momento, vamos garantir ao Centro de Referência, um técnico em radiologia pela manhã e outro pela tarde, com capacidade para realizar uma média de 40 a 50 exames diários e posteriormente vamos avaliar a possibilidade de dobrarmos o número desses técnicos para que mais mulheres sejam atendidas”, esclareceu o secretário.

Prevenção

Para a mastologista Maria Cátia Rodrigues, que atua no CRSM, é fundamental que as mulheres realizem exames de rotina em dia, pois o diagnóstico precoce de possíveis lesões mamárias como o câncer de mama é importantíssimo para o sucesso do tratamento e alcance da cura.

“A cura do câncer de mama é proporcional à época em que o tratamento é iniciado. O ideal seria que as lesões fossem sempre detectadas ao exame de rastreamento, ou seja, na mamografia de rotina, com paciente assintomática. A sociedade, de uma forma geral, e principalmente as mulheres, precisam lembrar que o câncer de mama é uma doença de mortalidade elevada, mas com chances muito altas de cura quando a doença é detectada precocemente”, reforçou.

Atendimento

O Centro de Referência da Saúde da Mulher é uma unidade que presta serviço especializado à mulher e nesse sentido, atende pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e/ou unidades que integram a rede estadual.

No CRSM, as pacientes recebem a solicitação médica para realizar o exame de mamografia em uma clínica credenciada ao SUS. Além disso, no Centro, a paciente tem acesso às consultas com mastologistas, para controle ou tratamento das doenças mamárias.

Atualmente a unidade conta com cinco mastologistas no quadro de profissionais e realiza exames como ultrassonografia das mamas, mamografia, biópsias, punções e cirurgias para alguns casos.