Saúde e Bem-estar

Nutricionista em RR indica melancia e abacaxi para compor a ceia natalina

Mailson Maciel destacou os benefícios das frutas para o organismo

A mesa da ceia de Natal decorada com frutas é um clássico. Além de dar um charme à decoração, as frutas também são fontes de vitaminas e auxiliam na alimentação saudável, uma vez que neste período é comum as pessoas exagerarem. O nutricionista Mailson Maciel indicou a melancia e o abacaxi como as frutas que não podem faltar, por serem ricos em nutrientes e acessíveis no mercado roraimense. 

Segundo ele, são indicadas as frutas com cores mais vivas, para compor a mesa. “Melancia, morango, ameixa, pêssego e abacaxi estão entre as mais requisitadas na região. Todavia, é importante optar pelas que estão disponíveis no mercado e são de preços mais acessíveis”, explicou. Muitas famílias também não deixam faltar a uva, cereja e a romã, além das sementes nozes e castanhas. 

Benefícios

O nutricionista informou que o abacaxi é rico em vitamina C, auxilia na digestão e aumenta a imunidade. A fruta ajuda na digestão das proteínas, prevenção de inchaços, dores musculares e azia. O abacaxi é composto por manganês e potássio, essenciais para a contração muscular e cardíaca, evitando a fadiga excessiva após os exercícios físicos. 

Maciel acrescentou que na melancia tem potássio, magnésio e ela é uma excelente fonte de diurético natural. A fruta é rica em água, fonte de carboidratos, tem vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como cálcio, fósforo e sódio. A cor avermelhada indica a presença do licopeno, que é um antioxidante que combate os radicais livres do organismo. 

“Essas frutas por terem a função diurética natural, contribuem muito para que o organismo trabalhe de forma mais acelerada. Isso auxilia as pessoas devido aos exageros das festas de fim de ano, onde tendem a comer um pouco mais e os alimentos muitas vezes são doces e gordurosos”, citou o nutricionista. 


Frutas dão um charme a mais na decoração da mesa natalina  (Foto: Divulgação)

Sobre as frutas

Ameixa – Mais popular no Brasil, a ameixa é presença certa no final de ano. Além de ajudar a fazer uma bela composição para a mesa por conta da forte coloração vinho, ela é rica em fibras alimentares e extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal. A fruta também é fonte de vitamina C, A e K. 

Romã – A romã é uma fruta que tem ganhado um destaque que vai além do seu uso nas superstições praticadas nesta data. Ela é de origem asiática, mas também muito presente na região mediterrânica, por ser um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, sendo usada no tratamento alternativo de várias condições clínicas.

Uva – As uvas são ricas em vitamina K e C. São antioxidantes e uma ótima opção de alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida em sua forma fresca, como também ser usada na produção de sucos, doces e drinks. Conforme a tradição, depois de comer, muitas pessoas guardam os caroços limpos para o próximo ano, pois vã atrair dinheiro. 

Cereja – Vermelhinha, intensa e refrescante, é cereja é um clássico do Natal brasileiro, mesmo não sendo uma fruta típica do país. De origem asiática, ela se adaptou bem ao clima brasileiro. Ela é rica em vitaminas A, B e C, além de ser boa fonte de minerais e fibras alimentares. Pode ser usada para acompanhar doces servidos na sobremesa ou até mesmo para criar caldas. 

Nozes – Possui ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias e doses expressivas de ácido alfa linolênico, o ômega 3 de origem vegetal. As nozes, além de ajudarem a minimizar o risco de desenvolver câncer e na saúde do coração, elas também podem ajudar no tratamento da depressão e degeneração da retina.

Publicidade