O cuidado com os óculos reflete na saúde dos olhos - Folha de Boa Vista
SAÚDE OCULAR
O cuidado com os óculos reflete na saúde dos olhos
Oftalmologista informa quais os riscos do mal uso dos óculos de grau e a importância dos óculos de sol 
Por Folha Web
Em 05/05/2022 às 08:35
Boa manutenção dos óculos pode fazer a diferença no tratamento da sua visão (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O uso de óculos requer um cuidado atencioso para que a saúde ocular seja preservada. Portanto, não ter o devido cuidado pode apresentar riscos à visão, resultando em doenças que podem ser observadas a longo prazo. A FolhaBV entrevistou um médico oftalmologista para saber mais sobre o assunto.

À princípio, os cuidados básicos com a armação e as lentes são os principais: não amassar, higienizar as lentes com álcool 70, não arranhar as lentes e caso arranhe, realizar a troca da armação e das lentes.

De acordo com o médico oftalmologista Thompson Cordeiro, a falta de manutenção dos óculos afeta também o bem estar do paciente. “Pode causar dores de cabeça, tontura (que nós chamamos de Astenopia). É um sinal clínico que isso causar algum desconforto”, explicou o especialista.

Também relacionado a isso, temos a falta do uso do óculos e os males que podem ser causados à saúde ocular. “O óculos de grau está ali para te ajudar. Então se você tem algum tipo de grau, um astigmatismo, uma hipermetropia… isso pode no dia a dia estar te atrapalhando, porque você vai estar forçando a vista. Isso vai te causar um cansaço e prejudicar nas atividades diárias. Podendo resultar em uma diminuição da produtividade e  incômodo que as vezes a pessoa nem sabe o que é”, afirmou Thompson.

Óculos de sol

O objeto muitas vezes usado como um acessório para compor o visual também tem um papel importante na saúde ocular. Thompson destacou que o uso do óculos de sol pode evitar doenças muito comuns.

O médico Thompson Cordeiro em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Quando nos protegemos da exposição solar, evita-se que a pessoa venha a desenvolver a carne crescida (pterígio), catarata, doenças na retina... a pessoa mais idosa tende a desenvolver mais. Ao longo da vida ela vai tendo ali um desgaste da retina, pela radiação ultravioleta. Então se ela teve esse hábito de usar óculos escuros durante a vida dela, ela tem menos risco de desenvolver degeneração na retina”.

Quanto ao uso dos óculos sem a devida proteção contra os raios solares, o especialista alertou que os riscos de doença ainda persistem. “Se você tá usando um óculos escuro, a pupila abre porque é um reflexo do olho e a luz solar entra com mais facilidade. E essa luz solar está entrando não tem uma proteção ali, você está aumentando a carga de radiação ultravioleta dentro dos olhos. Então em vez de estar ajudando, está piorando”, pontou o médico, que indicou que sejam utilizados os óculos escuros sempre com uma proteção comprovada.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
2
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!