Saúde e Bem-estar

OMS diz que 200 remédios estão em análise para tratar COVID-19

Medicamentos antivirais estão sendo estudados

Enquanto o mundo busca medidas para conter o novo coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que centenas de remédios que já são usados para tratar outras doenças virais estão sendo testados contra a covid-19.

Eficácia

“Tem vários medicamentos antivirais sendo estudados. Existem aproximadamente 200 ensaios clínicos em andamento. Alguns dos medicamentos de combate ao HIV vêm sendo utilizados nesses ensaios clínicos.

Por exemplo o ritonavir, o darunavir, mas ainda não tem resultados se eles vão funcionar ou não. Existe também um outro medicamento novo que foi desenvolvido inicialmente para tratar pessoas com ebola e que acabou tendo outras opções de tratamento mais efetivas, e que também está com vários ensaios clínicos para avaliar a eficácia.

” Ela destaca que levará tempo até se declarar definitivamente se estas alternativas seriam eficientes para combater o novo coronavírus.

Vacina

 “O que se fala agora é que várias drogas antigas estão sendo pesquisadas para um novo propósito. Também tem drogas para a malária, drogas bastante antigas, que também estão sendo estudadas nesse momento. Há que aguardar os resultados desses estudos clínicos. Mas até ao momento atual não tem nenhum estudo que mostre que este ou aquele medicamento são eficazes no combate à epidemia. Isso é importante dizer porque as medidas que a OMS têm propagado são as melhores e que muitos países já tomaram com relação às questões individuais de lavar as mãos, e quando possível usar o álcool gel, e evitar o contato com pessoas doentes.”