Saúde e Bem-estar

Os benefícios do yoga e da meditação para combater a ansiedade

Sensação de relaxamento aumenta a autoconfiança, autoestima, concentração, e melhora nas relações interpessoais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade e a previsão é que aconteça um aumento do percentual em consequência da pandemia do covid-19, visto que um dos motivos seria o isolamento social, a chamada “solidão conectada”. Para auxiliar com o manejo desses sintomas, a meditação e a yoga podem ser aliadas no combate à doença.

O yoga  tem por objetivo unir o corpo, mente e espírito, possibilitando com que as pessoas possam se reconectar com sua verdadeira essência, podendo melhorar e controlar o estresse e a ansiedade.

No yoga, a respiração é um dos fatores principais, que pode ajudar a trazer mais oxigênio ao sangue fazendo com que a mente acompanhe a respiração, trazendo assim a paz espiritual. 

A meditação é um “estado de consciência”, conhecida por fazer parte da filosofia e religião orientais. Para atingir este estado de plenitude é preciso servir-se de várias técnicas ou práticas, algumas com ajuda de mantras que em contexto geral são abordadas como um “instrumento para conduzir ou proteger a mente”.

A meditação, que também faz parte do yoga, auxilia a maior concentração no presente. Com a prática de alguns exercícios promove sentimentos de bem estar e alívio. A sensação de relaxamento aumenta a autoconfiança, autoestima, concentração, e melhora nas relações interpessoais.

A meditação e o yoga são práticas acessíveis, não necessitam de equipamentos, possibilitando sua realização em poucos minutos; sendo necessário apenas dispor de um local silencioso onde você se sinta confortável, para o auxílio existem diversos aplicativos disponíveis no Google play e para iOS.

A universitária Cibele Duarte relata que após ver em suas redes sociais postagens sobre o yoga, se interessou e buscou saber mais sobre essa prática de exercício. Em 2019 a mesma conta que começou a desenvolver o hábito de fazer yoga todos os dias.

“Me ajudou a ficar menos ansiosa, ficar mais calma durante o dia, ajudou muito a minha respiração também, até com os treinos que eu fazia, me deixava mais flexível. Ajuda muito na concentração em atividades diárias”, revela.

A psicóloga Cássia Dias explica sobre a ansiedade (Foto: Arquivo Pessoal)

A psicóloga Cássia Nathalia Dias, explica que a ansiedade é uma reação normal diante de determinadas situações, como entrevistas de emprego ou falar em público. Em nível adequado pode proporcionar motivação pessoal e profissional.

Entretanto, em excesso paralisa, inquieta e perturba, podendo interferir nas atividades rotineiras do indivíduo como: trabalho, estudo, lazer e interação com as pessoas.

“A pessoa pode sentir angústia, sensação de estar em perigo, preocupação, além de medo constante; chegando a evitar situações anteriormente realizadas. A ansiedade pode ser considerada patológica quando impacta negativamente o funcionamento psíquico e físico do indivíduo”, afirmou a profissional.

Entre os motivos que podem causar a ansiedade, é possível destacar: genética: histórico de transtorno de ansiedade na família; traumas e problemas emocionais na infância; doenças físicas: problemas cardíacos, hormonais, respiratórios e outros; e abuso de drogas, álcool ou medicação.

Em níveis normais a ansiedade é importante para a sobrevivência da população, diz Cássia, contudo quando ela deixa de ser apenas uma preocupação controlada, pode desencadear problemas psicológicos mais graves e difíceis de serem tratados, como síndrome do pânico, estresse pós-traumático, compulsões e fobias. 

“Por isso é fundamental saber identificar os sintomas e perceber quando as alterações na rotina se tornam incapacitantes, para procurar ajuda profissional. Os psicólogos e psiquiatras são os especialistas que poderão auxiliar conforme a demanda particular de cada indivíduo”, acrescentou.

A especialista afirma que uma das melhores formas de evitar a ansiedade em excesso e encontrar estratégias para aprender a lidar com ela, é através da terapia com um psicólogo.

Porém, existem condutas individuais que aliadas ao tratamento médico e psicológico, auxiliam no enfrentamento da ansiedade, como evitar bebidas energéticas, estimulantes e/ou com cafeína ao longo do dia; evitar alimentos que levam açúcares refinados; evitar preocupações em excesso; não se culpar; cuidar da Saúde Mental; praticar exercícios físicos e/ou meditação; ter uma alimentação saudável; ter momentos de relaxamento, lazer e descanso; realizar protocolos de Higiene do Sono; pensar positivamente; e mentalizar sentimentos como a gratidão, o amor, o afeto.

Saiba mais sobre o transtorno de ansiedade

Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade, com quase 19 milhões de brasileiros com a qualidade de vida comprometida, e com a chegada do Corona vírus piorou a situação de quem já sofria com eles.

Apesar da ansiedade ser uma emoção muito presente no dia a dia dos brasileiros, pode apresentar um problema caso seja em excesso, com sintomas específicos. Atualmente o transtorno de ansiedade é reconhecido como uma doença psíquica pela ciência. O distúrbio de ansiedade generalizada se diferencia dos episódios de ansiedade- emoção normal de algum fato novo, como expectativa de um novo trabalho, uma viagem, por exemplo. Por ser uma emoção incontrolável pode atrapalhar realizações de atividades diárias.

Existem diversos fatores que podem desencadear o Transtorno de Ansiedade, tais como: traumas, estresse, doenças físicas, e até mesmo a depressão. Alguns dos sintomas físicos e psicológicos deste distúrbio são: o medo constante, dificuldade para dormir, enjoo e vômito, dificuldade na socialização, assim como, o cansaço excessivo.