Saúde e Bem-estar

Pacientes adultos são maioria em consultórios odontológicos

Segundo os odontólogos Mauro Raposo e Rachel Vasconcelos, a estética dental e facial é o principal fator que motiva os pacientes adultos a buscarem tratamento

A odontologia evoluiu nos últimos anos sob o ponto de vista técnico, científico e preventivo, permitindo que um maior número de pacientes mantenha seus dentes até a idade senil. 

Conscientes do valor dos dentes e desejosos de mantê-los com o melhor aspecto funcional e estético, cada vez mais pacientes adultos procuram os consultórios de ortodontia.

De acordo com o cirurgião dentista Mauro Raposo são diversas as razões que justificam esse novo perfil do paciente. “A conscientização da necessidade advinda da correção dos dentes por parte das pessoas que têm compromissos sociais, afetivos e profissionais; ou até mesmo aparelhos mais modernos e confortáveis; maior acesso à informação pela sociedade, sabendo que os aparelhos ortodônticos realmente podem melhorar não só a aparência dos dentes e a face, mas também um maior bem-estar psicológico, melhor auto-imagem e, como consequência, um maior êxito social” explica o especialista. 

Para a odontóloga Rachel Vasconcelos, outro fator que vem aumentando o número de pacientes adultos nos consultórios são a evolução dos aparelhos ortodônticos.

“Uma grande preocupação dos clientes adultos é a sensibilidade durante a movimentação dos dentes. Isso também se reduziu bastante, graças aos novos fios ortodônticos, hoje fabricados com tecnologia avançada, usando ligas que contêm níquel, titânio, molibidênio, etc” reforça.

Em casos de grandes desvios ósseos e cirurgia ortognática, os pacientes adultos também precisam passar pela terapia ortodôntica é necessária como complemento nos casos de cirurgia. Esses pacientes também passam por uma reabilitação protética (na ausência de dentes); na disfunção da articulação têmpora-mandibular (ATM) e, principalmente, pacientes com problemas periodontais que necessitam manter a integridade dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes pela eliminação das interferências oclusais. Em todos esses casos, os pacientes precisam de acompanhamento de um especialista e assim frequentam mais os consultórios.

Mauro Raposo explica que em decorrência dessa nova demanda, os ortodontistas são motivados a adquirir conhecimentos científicos e terapêuticos adequados ao tratamento, diferente daqueles planificados para as crianças e adolescentes. 

“Devemos enfatizar ainda, que ao tratar adultos, não contamos mais com o potencial de crescimento ativo presente nos jovens, que poderia auxiliar a correção das más oclusões dentárias e esqueléticas” explica.

Rachel Vasconcelos diz que o interesse no tratamento ortodôntico em adultos não é pequeno, comparado com o número de pacientes que procuram tratamento. 

“Talvez isso ocorra porque as pessoas não foram previamente alertadas pelo clínico geral da necessidade do tratamento. Os estudos revelam que a estética dental e facial é o principal fator que motiva os pacientes adultos de ambos os sexos a buscarem tratamento, seguido pelo alívio nas disfunções articulares e melhora da saúde fisiológica e dentária” ressalta.

O tratamento ortodôntico contemporâneo não é mais limitado a crianças e adolescentes(Foto: Divulgação)