Saúde e Bem-estar

Pais devem ficar atentos à desidratação infantil

É preciso oferecer água com maior frequência, principalmente nos dias e horários mais quentes

O corpo infantil é composto 80% por água, o corpo de um adulto tem 65%. Portanto, a redução da água e sais corporais, que chamamos desidratação, geralmente, tem repercussões mais severas na saúde infantil que na adulta. Principalmente nos bebês menores de 1 ano de vida.

Os pais devem ficar muito atentos com a possibilidade de desidratação, oferecendo água com maior frequência, principalmente nos dias e horários mais quentes, aumentando a frequência dos banhos e deixando as crianças com roupas leves, evitando a perda de suor excessiva.

Nos casos de desidratação moderada e grave, além do aumento da ingestão oral de líquidos, muitas vezes será necessário a internação da criança para receber também hidratação venosa, de acordo com a gravidade de cada caso.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, a redução significativa de água e sais corporais pode acontecer por perdas excessivas, como diarreia e vômito ou pela baixa ingestão de líquido na dieta.

“A desidratação pode ser classificada como leve, quando a criança apresenta pouca saliva ou saliva espessa, aumento da sede; moderada, quando a criança apresenta boca seca, aumento da frequência cardíaca, olhos fundos, pele seca e letargia (desinteresse pelos brinquedos e atividades cotidianas); e grave, quando não há lágrimas durante o choro e pressão baixa”, relata a médica.

É o pediatra, o melhor profissional para identificar os sintomas e classificar a desidratação, a fim do tratamento adequado.

Alimentação

“Nos casos leves deve ser aumentada a oferta de líquidos (água, sucos) e alimentos ricos em água, como frutas, iogurtes e sopas. Nos casos das crianças que estão em aleitamento materno, o leite humano deve ser oferecido com maior frequência”, ressalta a pediatra.

“O soro de desidratação oral, também deve ser oferecido, pois além de água, repõe também os sais corporais. Há apresentações comerciais prontas para o consumo e outras devem ser diluídas em água e oferecidas às crianças”, explica.

Soro

No entanto, o soro contra a desidratação, ou soro oral, como é popularmente conhecido, pode ser produzido em casa com uma receita simples: 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher de chá rasa de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. Depois de pronto deve ser consumido em pequenas quantidades e se em 24h do preparo não for completamente consumido, deve ser desprezado e feito um novo.

Já conhece o guiasaude.folhabv?

Clique aqui e tenha acesso aos melhores profissionais de Roraima!