Saúde e Bem-estar

Palestra gratuita aborda saúde mental e desmistifica a depressão

Objetivo é levar informações que ajudam a identificar o problema

“Como lidar com a depressão” será o tema de uma palestra gratuita ministrada pela psicanalista e psicoterapeuta Claudia Oliveira. O objetivo é abordar os desconfortos psicológicos e levar informações que ajudem a identificar o problema.

Melhorar a qualidade de vida e a comunicação entre as pessoas estão entre os focos da palestra, explica Claudia.
“Por que é tão importante falar sobre depressão?Porque estamos falando sobre a saúde mental das pessoas, e essa apreensão contra a depressão se transformou em algo muito comum depois da pandemia “, reforça.

A especialista ressalta os dados da Organização Mundial de Saúde que apontam 23 milhões de pessoas com depressão no mundo. “Quando você percebe que tem uma pessoa com sentimento de tristeza, depressão, raiva e que esses sentimentos estão interferindo em suas atividades cotidianas, isso podem ser sinais de depressão, o que muitas pessoas não sabem, é que a depressão afeta as pessoas de formas completamente entre si” diz

A psicanalista lista alguns dos sintomas que podem apontar para o diagnóstico da depressão. “Uma pessoa pode ficar muito triste e muito reclusa, preferem ficar sozinhas, consomem conteúdos tristes, perdem a vontade de viver, chora constantemente e não tem perspectiva, saiba que não é uma tristeza passageira, é sim a depressão. Então é necessário falar sobre a ansiedade, por que quando você olhar para o lado pode perceber que uma pessoa precisa de ajuda “,conta.

A especialista reforça a importância de palestras dedicadas a saúde mental. “É preciso cuidar das pessoas, falar sobre isso, é de responsabilidade da sociedade e de todos, para que as pessoas tomem consciência que podem sair desse estado, podem entender o processo que estão vivendo e buscar uma alternativa. É preciso entender a tristeza, e ressignificar isso. E dessa forma, encontrar um caminho para a esperança” ressalta.

Palestra ocorre neste sábado a partir das 14 horas. A entrada é franca (Foto: Divulgação)

Palestra

O evento acontecerá nesse sábado, 16 de julho, das 14h às 18h na Toca da Bruxa, localizado na Rua Benjamin Constant, 761 – Centro. Para participar, os interessados devem comparecer com 1kg de alimento não perecível. Os interessados devem confirmar a participação através do telefone 99119-9740.