Saúde e Bem-estar

Para alimentação saudável e equilibrada é preciso cardápio variado

Nesta quarta-feira, 31, no Dia Nacional da Saúde e da Nutrição

Neste momento, ainda é preciso ficar em casa e proteger a sim mesmo e às pessoas que se ama e, com a nova rotina, é fundamental não esquecer de se cuidar para manter a imunidade forte. Nesta quarta-feira, 31, no Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, especialistas alertam para a importância dos cuidados que devem começar desde cedo.

De acordo com a nutricionista e gerente do Napan (Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição), Karla Gavazza, é possível manter uma alimentação saudável sem gastar tanto e com alimentos ricos em nutrientes e de fácil acesso. “Hoje não temos um estudo que comprove que um alimento específico combate especificamente a covid-19, mas sabemos que um conjunto de alimentos e nutrientes podem reforçar o sistema imunológico e, dentre eles, podemos citar as vitaminas A, D, E e C”, destacou.

Em Roraima, em virtude da pandemia, o Napan tem reforçado o trabalho de orientação e auxílio junto aos municípios, por meio de atividades executadas de forma remota, com foco na garantia de um trabalho de qualidade na capital e nos municípios.

“Para se ter uma alimentação saudável e equilibrada é preciso ter no cardápio uma variedade de verduras e legumes, mantendo sempre alimentos fontes de vitamina C, que é fundamental para melhorar o sistema imunológico. E temos buscado, por meio do contato online, reforçar para as equipes do interior como podem reforçar essas orientações junto à comunidade”, complementou.

Napan instala varal informativo

Para celebrar a data e reforçar os cuidados com a saúde, o Napan preparou um varal com diversas receitas saudáveis e fáceis de fazer em casa, além de promover  distribuição de brindes com a “mistura saudável”.

“Como não podemos ter aglomeração, tivemos a ideia de montar o varal com dicas de saúde e distribuir as ervas, que são ótimas aliadas contra a pressão alta, uma vez que a baixa concentração de sódio e o uso de ervas aromáticas e medicinais torna o sal de ervas muito saudável, podendo ser usado por todos, inclusive para quem sofre de pressão alta, estresse e ansiedade”, disse Karla.

Para a servidora Ana Carolina Alves, a pandemia tem sido um desafio quando se trata da alimentação e essa ação foi fundamental para lembrar de  cuidados simples que podemos ter com a nossa alimentação. “O sal de ervas é superprático de se fazer em casa e é extremamente saudável. Essa iniciativa é importante para estimular a alimentação saudável”, agradeceu. 

Nas receitas divulgadas, por meio do varal, o Napan incentiva e valoriza os alimentos in natura (que são aqueles obtidos de plantas ou de alguns animais) para um consumo mais sustentável, sem que tenham sofrido alterações após deixarem a natureza.

Conforme a nutricionista Karla Gavazza, em tempos de pandemia é necessário fazer ajustes nas refeições, avaliar a rotina alimentar e, se for o caso, organizar, planejar as compras, abusar da criatividade ao preparar as refeições, com ingredientes que a pessoa já tenha disponível em casa, evitando o desperdício.

A técnica de enfermagem Rosana da Silva, que integra a equipe do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), gostou da ideia. “Além de ser técnica de enfermagem, eu trabalho com alimentos saudáveis. Hoje vim à Sesau [Secretaria de Saúde] para resolver algumas coisas e me deparei com esse varal, com várias dicas ótimas que vou aplicar no meu trabalho”, disse. 

Segundo Karla Gavazza, a prática de atividade física não pode ser esquecida. “Para reforçar ainda mais a imunidade, não devemos esquecer que o corpo precisa de movimento e de descanso, por isso, pratique atividades físicas em casa e respeite as suas horas de sono. Todo esse reforço e cuidado na hora da alimentação reduz as nossas idas ao supermercado ou à feira, evitando aglomerações”, enfatizou a nutricionista.