PUBLICIDADE
SAÚDE
Pediatra explica a diferença de alergia e intolerância alimentar
Apesar de alguns de seus sintomas se confundirem, intolerância e alergia alimentar têm origens diferentes
Por Bennison de Santana
Em 31/05/2019 às 00:05
A pediatra Ana Carolina Brito explica a diferença de alergia e intolerância alimentar (Foto: Neia Dutra/FolhaBV)

Qual é a diferença entre a intolerância alimentar e a alergia? Essa é uma das principais dúvidas das mamães e papais em relação a crianças e de acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, a dúvida é importante e deve ser respondida através de exames específicos. Apesar de alguns de seus sintomas se confundirem, intolerância e alergia alimentar têm origens diferentes - e cada um demanda cuidados específicos. 

“Uma boa nutrição principalmente na infância é a base para o sistema imunológico adequado e para que a criança possa crescer e se desenvolver, se há sintomas que impedem que a criança possa ingerir algum alimento, ele deve ser substituído para que a criança não perca aquele valor nutricional” explica.

Segundo ela, muitas alergias ou intolerâncias são apresentadas ainda durante a amamentação.  

PUBLICIDADE

“Quando a mãe tem contato com algum alimento e amamenta a criança,  o bebê já pode apresentar alguns sintomas. Muitas crianças podem apresentar alergia a leite de vaca mesmo sem nunca ter ingerido diretamente esse alimento. Ao receber o leite materno,  o alimento que a mãe ingeriu poderá influenciar na criança” explica.

Enquanto a intolerância alimentar pode trazer sintomas como diarreias, vômitos, flatulência ou distensão abdominal. A alergia pode ser mais severa. “Além dos sintomas gástricos, há também características como reações inflamatórias, pintas na pele, coceira e cansaço para respirar” explica a médica.

A pediatra reforça que os pais devem procurar o médico. “Um pediatra e especialmente um alergista pode trazer um diagnóstico, através da sua análise clínica e também por meio de exames específicos para que a mãe e o pai tenham uma orientação de como deve alimentar adequadamente essa criança para que não falte para ela nenhum grupo nutricional que possa prejudicar seu desenvolvimento” diz.

Diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando entra em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

***
Gostou?
4
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!