Saúde e Bem-estar

Pesquisa aborda transmissão do coronavírus em cirurgias orais

‘É importante que os profissionais de saúde bucal estejam atentos para evitar a disseminação’ diz pesquisador

O grupo de pesquisa do Campus Boa Vista denominado Health Tec, coordenado pelo professor Cristofe Rocha, vem desenvolvendo estudos sobre o novo coronavírus e produziu o artigo “Precauções especiais em cirurgias orais e maxilofaciais em relação à transmissão Covid-19”.

De acordo com o pesquisador, o resultado da pesquisa constitui-se em significativa contribuição sobre a Covid-19, no contexto da pandemia, relacionada às questões de precauções especiais na área de saúde bucal.

Estudo – Rocha explica que se acredita que a transmissão interpessoal do vírus SARS-CoV2 ocorra, principalmente, por gotículas respiratórias e contato direto com pessoas infectadas. Sendo assim, os estudos reforçaram ainda mais a possibilidade de transmissão por meio de gotículas orais, em virtude da grande quantidade de RNA de SARS-CoV encontrada.

“É importante que os profissionais de saúde bucal estejam atentos para evitar a disseminação, pois o vírus pode sobreviver nas mãos, objetos e superfícies que foram infectados pela saliva por até nove dias” explicou.

O pesquisador ressalta que a inalação de partículas aerossóis produzidos em paciente com a Covid-19 representa alto risco de infecção cruzada entre cirurgiões e pacientes.

“O objetivo desse estudo é reunir recomendações de órgãos de saúde e artigos científicos para auxiliar o cirurgião quanto aos procedimentos. A finalidade é diminuir a transmissão da Covid-19 durante o atendimento de paciente em situação de urgência e emergência. Essa pesquisa vai consubstanciar a elaboração de novos protocolos de atendimentos. Estamos vivendo uma nova fase, uma mudança na área médica”, disse o professor.

O professor e doutor Habib Benzian, membro da Associate Director Global Health & Policy, Who Collaborating Center for Quality Improvement & Evidence, da New York University College, comentou a relevância do trabalho em nível internacional. “Como ex-cirurgião, aprecio muito sua abordagem de sintetizar as recomendações para cirurgia maxilar-facial sob Covid-19. O aspecto da transmissão de aerossóis está no centro do desafio, e você descreve a gama de medidas adotadas até o momento e recomendadas para o futuro próximo”, declarou.

Publicação da pesquisa – O artigo foi submetido à revista inglesa The Scientific World Journal, de qualificação Qualis B3 pela Capes, e aguarda publicação. O trabalho também foi enviado para a Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de disseminar os resultados, perante as fontes oficiais de informação, sobre descobertas relacionadas à doença causada pelo novo coronavírus.

“Para nós, é motivo de muita alegria ver um trabalho desenvolvido em nosso estado servir como contribuição internacional para o desenvolvimento de pesquisas na área da Covid-19, sobretudo em um momento tão delicado”, contou Rocha. 

Grupo de pesquisa – Composto por dez pesquisadores, entre estudantes, professores e outros profissionais do CBV, o Health Tec é certificado no CNPq e desenvolve pesquisas na área de ciências da saúde. O grupo de pesquisa é formado por Dr Rodrigo Acioly, Dr. Daniel Carvalho, Dr Dennis Dinelly, Dr Rimsky Rocha e os acadêmicos de odontologia Layla Rocha e Matheus Rodrigues.