Saúde e Bem-estar

Pesquisa aponta que pandemia afetou sono dos brasileiros

Cerca de 55% dos entrevistados afirmaram ter algum problema de insônia

Um problema que tem afetado a maioria dos brasileiros durante a pandemia é a insônia, causada pelo momento que estamos vivendo na quarentena. Inquietação, ansiedade e uso excessivo de aparelhos eletrônicos têm sido alguns dos motivos para a má qualidade do sono das pessoas.

A insônia pode acarretar vários problemas para o ser humano, como alteração de humor, problemas no sistema imunológico, entre outros. Devido a esse cenário, a busca por métodos para a melhoria do sono tornou-se um dos fatores de prioridade para a população.

Uma pesquisa feita pelo Instituto do Sono, em 2020, com 1.600 pessoas, mostrou que 55,1% dos entrevistados declararam problemas na qualidade do sono durante a quarentena. Entre os entrevistados, 61,6% passaram a dormir mais tarde e 59,4% acordam mais vezes durante a noite.

O uso de aparelhos eletrônicos é um dos fatores determinantes neste cenário. Cerca de 64% afirmaram que passaram a ficar mais tempo em frente à televisão, computador ou tablet. Por causa da ansiedade, do tédio e de fatores psicológicos, devido ao confinamento, a utilização desses itens se tornou um passatempo e uma fuga desses problemas.

Evitar o uso de remédios e bebidas alcoólicas também é aconselhável. A ansiedade e a inquietação, devido ao momento que estamos vivendo, são fatores decisivos no aumento do consumo dessas drogas. Na pesquisa, 85% das pessoas confirmaram utilizar algum tipo de medicamento durante a quarentena.

Especialistas indicam que atividades físicas, técnicas de meditação e massagens podem contribuir para o relaxamento e, consequentemente, uma boa noite de sono. Essas técnicas ajudam no alívio do estresse e da tensão física, que são os principais fatores responsáveis pela falta de sono. Outra alternativa é a sonoterapia, que é bastante eficaz, porém não ajuda em situações de sonambulismo.

A saúde mental das pessoas é algo que se tornou prioridade neste momento de pandemia, e os desafios são para controlar os problemas psicológicos resultantes da quarentena. O sono traz benefícios ao corpo e à mente; portanto, o cuidado com ele é extremamente necessário.