Saúde e Bem-estar

Pesquisa mostra que divórcios de amizades podem ser 'contagiosos'

Segundo a psicóloga Maíne Ferreira, é comum casais casados repetirem atitudes de suas amizades.

Pessoas que fazem parte do mesmo círculo de amizade influenciam umas às outras em diversas situações, mas um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Harvard, Brown e San Diego comprovou que isso pode ir muito além de restaurantes e bons livros, por exemplo.

De acordo com o levantamento, homens ou mulheres têm 75% mais chances de se divorciar quando algum amigo próximo toma essa decisão e, quando se tem vários amigos separados, essa chance sobe para 147%.

Quando este tipo de situação ocorre dentro da própria família, as chances de terminar um casamento são de 22% se o seu irmão é divorciado. Se um amigo de um amigo se separa, as chances de se divorciar aumentam 33% e, para colegas de trabalho, esse número cresce para 50%.

“Nós somos seres sociais, e é como o artigo falou existe o efeito manada, cada um de nós tem um círculo de amigos, e as pessoas casadas tem dificuldades em manter amizades com grupos de pessoas solteiras devido a várias situações, entre elas, a afinidade de assuntos e muitas vezes os casais acabam repetindo atitudes dos outros” explicou a psicóloga Maíne Ferreira.

Pesquisa

Intitulado “Romper é difícil, a menos que todos os outros também estejam fazendo isso”, o estudo foi feito com base nas relações de 12 mil pessoas que viviam na cidade de Framingham, na Nova Inglaterra. O efeito dominó é chamado, pelos pesquisadores, de “agrupamento de divórcios”.

“Quando um amigo próximo se divorcia, isso nos alerta para as possibilidades”, explica a advogada Debora Ghelman, especialista em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões. “Quando isso acontece, as pessoas começam a olhar para suas próprias vidas e passam a avaliar seus próprios problemas conjugais que muitas vezes incluem brigas, traições, ciúmes, monotonia, falta de interesse sexual, entre outras questões”, diz.

Outra possível razão é que ver outra pessoa se divorciar reduz o estigma de separação dentro desse círculo social. Em alguns casos, ver um amigo desfrutando de um novo relacionamento e feliz em recomeçar sua vida amorosa com outra pessoa gera reflexões sobre o próprio cônjuge.

“A maior vantagem de observar um amigo passando pelo divórcio é que isso lhe dá a oportunidade de ter mais comunicação em seu próprio casamento”, diz a advogada. “Assuntos que podem ser difíceis de abordar, agora podem ser discutidos destacando o desejo de evitar passar pelo o que amigo está passando”, afirma a especialista.

O estudo também analisou o efeito do divórcio entre pessoas próximas e até mesmo entre amigos nas redes sociais e constatou que divorciados influenciam outros a finalizarem seus relacionamentos quando demonstram que sua decisão foi pessoalmente benéfica (ou pelo menos tolerável) ou mesmo fornecem suporte que permite ao indivíduo suportar uma ruptura.

Diferente de outros estados do país, onde o número de divórcios aumentou durante a pandemia do novo coronavírus (Foto: Divulgação)

Número de pedidos de divórcios apresenta queda em Roraima

Diferente de outros estados do país, onde o número de divórcios aumentou durante a pandemia do novo coronavírus, Roraima teve queda nos números de processos de divórcios que tramitam nas varas de família e itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

De acordo com dados divulgados pelo TJRR, entre os meses de março e julho deste ano 103 processos de divórcios foram iniciados. Enquanto que no mesmo período do ano passado, o número de divórcios foi de 238. Ainda de acordo com os dados, o mês de março foi o que mais teve pedidos de divórcio (42), porém, ainda é menor que no ano passado, em que o mês de março teve 107 pedidos. O mês com menos pedidos de divórcio este ano, foi o mês de abril, com apenas 3.

CARTÓRIOS – Os números de pedidos de divórcio nos cartórios de Roraima também diminuíram durante a pandemia. De abril a junho deste ano, os cartórios da cidade registraram 20 pedidos de divórcio, enquanto que no mesmo período de 2019, foram registrados 17 pedidos de separação.

De acordo com dados divulgados pelo Cartório do 2º Ofício Daniel Aquino, o mês de junho foi o que registrou mais pedidos de separação, um total de cinco. Em junho do ano passado, apenas um divórcio foi realizado no cartório.

No Cartório Loureiro – 1º Ofício de Notas e Registros de Boa Vista, o total de divórcios oficializados nos meses de abril, maio, e junho foi menor que no ano passado. Em 2020, 10 casais desfizeram a união, enquanto que em 2019, o mesmo período registrou 14 pedidos de separação.