Pilates é exercício que pode aliviar as cólicas menstruais - Folha de Boa Vista
BEM-ESTAR
Pilates é exercício que pode aliviar as cólicas menstruais
76% das mulheres brasileiras sofrem com cólicas menstruais todos os meses, diz pesquisa do Ibope
Por Folha Web
Em 16/11/2020 às 14:37
Além de reduzir as dores, realizar exercícios também ajuda a desinchar o corpo, auxiliando na eliminação dos gases, toxinas e também na boa digestão (Foto: Divulgação)

Quantas vezes você já teve dificuldade para dormir ou sentiu que dormiu mal porque estava menstruada? Segundo uma pesquisa do Ibope, 76% das mulheres brasileiras sofrem com cólicas menstruais todos os meses.

De intensidade variada, podendo atingir mulheres de todas as idades, em alguns casos, as cólicas e os efeitos da menstruação chegam a impactar diretamente as atividades do dia a dia, reduzindo a qualidade de vida das mulheres.

Mas você sabia que exercícios durante o período menstrual podem ajudar a aliviar a dor? É o que explica a fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates de Guarulhos, Ana Luísa Marçal

“Alguns movimentos podem realmente ajudar a aliviar os sintomas indesejados, ajudando a melhorar o humor, a energia, a qualidade do sono, reduzir o estresse e controlar os sintomas de ansiedade e depressão” – explica.

De acordo com a especialista, o exercício atua como um “analgésico”, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea pélvica, estimulando a liberação de beta-endorfinas (que alteram nossa percepção da dor).

“Apesar de a menstruação ser um período bem desconfortável e o exercício ser última coisa que as mulheres pensam em fazer nessa fase, posso afirmar que esse deveria ser o primeiro pensamento, já que de fato, ele é uma das opções mais eficazes” – garante a fisioterapeuta.

Dessa forma, além de reduzir as dores, realizar exercícios também ajuda a desinchar o corpo, auxiliando na eliminação dos gases, toxinas e também na boa digestão.

No entanto, Ana aconselha que quando o desconforto for intenso, é importante respeitar o limite do corpo e investir em técnicas mais suaves.

“O Pilates é super indicado já que ele também aperfeiçoa o funcionamento da bexiga, trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio entre os líquidos corporais e o fluxo sanguíneo” – pontua.

Além disso, como o pilates também é conhecido por proporcionar bem estar mental, sendo um aliado poderoso para as mulheres que sofrem com as crises psicológicas típicas da TPM (tensão pré-menstrual), como estresse, tristeza, ansiedade, nervosismo e fadiga.

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