População pode doar sangue em segurança com medidas de prevenção - Folha de Boa Vista
JUNHO VERMELHO
População pode doar sangue em segurança com medidas de prevenção
O uso de máscaras passou a ser obrigatório no Hemocentro de Roraima, além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador tem acesso
Por Folha Web
Em 26/06/2020 às 15:27
As doações estão sendo realizadas por agendamento para evitar aglomerações (Foto: Divulgação)

Solidariedade. Se você ainda não praticou a boa ação esse mês, aproveite que ainda dá tempo. O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) continua realizando a campanha Junho Vermelho, direcionada à sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de sangue em todo o País, e você pode ajudar a fortalecer essa corrente do bem.

Somente nesse mês em que a campanha está ocorrendo, foram realizados 819 atendimentos e 709 doações efetivas até o momento, o que representa um saldo positivo para o Hemoraima, uma vez que representa o potencial para salvar mais de 2.800 vidas. De acordo com a gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima, Juliane Uchoa, a participação de doadores voluntários é fundamental para que muitas vidas continuem sendo salvas.

“Com apenas uma doação de sangue, é possível salvar até quatro vidas. Apesar do atual saldo positivo, é importante que essa doação seja feita de forma regular. Os homens, por exemplo, podem doar até quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres, três”, afirmou.

De acordo com ela, a campanha continua até a próxima terça-feira, 30, pois a expectativa é reforçar o estoque com todas as tipagens, em especial as negativas (A-, B-, O-, AB-), para atender a demanda dos hospitais do Estado. Juliane acrescenta que atualmente as doações estão sendo realizadas por agendamento, para evitar aglomerações. O telefone para agendamento é o 98404-9593.

“Como medidas de prevenção à COVID-19, o uso de máscaras passou a ser obrigatório no Hemocentro de Roraima, além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador tem acesso. O Hemoraima também passou a disponibilizar álcool em gel para a limpeza das mãos e a adotar a distância de uma cadeira entre cada doador”, disse.

A expectativa é manter o ritmo de doações, mesmo com o fim do Junho Vermelho. “Para doar é fácil e rápido, só é preciso ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Já aqueles com idade entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados do responsável legal”, complementou.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18h.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!