Saúde e Bem-estar

Por conta da pandemia, casos de bruxismo têm aumentado

O bruxismo acomete cerca de 15% das pessoas, homens, mulheres e  crianças. E a principal causa disso está relacionada à cobrança diária da vida moderna, que às vezes, gera ansiedade e estresse

Estudos mostram que a ansiedade e estresse é um dos fatores que mais vem causando o bruxismo nessa pandemia. A informação foi confirmada pela dentista Jamilly Braga, que é especialista em Harmonização Oro Facial, em entrevista à FolhaBV.

A dentista diz que o bruxismo afeta tanto adultos como crianças. “O bruxismo acomete cerca de 15% das pessoas, homens, mulheres e  crianças. E a principal causa disso está relacionada à cobrança diária da vida moderna, que às vezes, gera ansiedade e estresse”, explicou.

Segundo ela, esse ranger deixa uma sensação de cansaço, dor e desgasto nas pontas dos dentes. “Tem pessoas que sentem esses sintomas de uma forma tão forte que o paciente acaba precisando fazer um canal”, disse Jamilly.

Ela fala que existem dois tipos de bruxismo, o diurno e o noturno. “O bruxismo diurno é quando a pessoa está acordada, e o noturno está ligado principalmente ao distúrbio do sono. No caso do diurno que é o mais frequente, essa pressão dentária ou apartamento, na maioria das vezes está relacionada com fatores emocionais”, acrescentou.

A dentista Jamilly Braga é especialista em Harmonização Oro Facial (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Jamilly esclarece que pessoas que guardam muito para si o que sentem e não expõem os sentimentos, acabam adquirindo bruxismo em função disso.

“Manter a calma, não se estressar com coisas insignificantes e fazer um relaxamento antes de dormir, com certeza ajuda a reduzir o índice de bruxismo”, finalizou.

Saiba como tratar o bruxismo

Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema.

Esse tratamento pode ser feito através da placa dental de silicone ou resina, feita sob medida que se encaixa nos dentes superiores do paciente e evita que eles se impactem com os inferiores.

Ele também é tratado com algumas toxinas colocadas em pontos estratégicos dos dentes e lazer terapia.

Você conhece o GuiaSaúde Folhabv. Os melhores profissionais estão aqui.