Saúde e Bem-estar

Por que nos lembramos das críticas e esquecemos os elogios?

Veja por que isso acontece e dicas de como reprogramar seu cérebro

O funcionamento da mente humana é um assunto que rende várias discussões. Alunos da faculdade de psicologia e medicina, por exemplo, se debruçam sobre essas questões há muito tempo.

Um dos pontos que mais gera dúvidas é a respeito de como as pessoas se relacionam e por que alguns acontecimentos são mais marcantes do que outros. Entre muitos elogios que podemos receber, por exemplo, por que a crítica acaba sendo mais importante e fica por mais tempo em nossa memória? Por que isso acontece?

De acordo com o psicólogo norte-americano Rick Hanson, o cérebro pode funcionar como uma esponja, capaz de repelir o que é positivo e reter o que é negativo. Ou seja, temos a tendência a valorizar mais aquilo que perdemos do que o que ganhamos, o que também gera um sentimento mais negativo.

Porém, é possível reverter essa lógica – que é, principalmente, cultural. Pessoas que conseguem mudar esse funcionamento cerebral podem viver com mais qualidade e bem-estar, em comparação com pessoas que ficam mais apegadas aos comentários negativos.

Veja algumas dicas para mudar essa maneira de pensar!

Tenha gratidão

Praticar a gratidão, além de melhorar as suas relações interpessoais, ajuda a destacar as coisas mais positivas que acontecem com você. Todos os dias existem oportunidades às quais você pode sentir gratidão por estarem acontecendo.

Esse exercício é bastante potente para quem deseja mudar a sua maneira de encarar a vida.

Escolha bem suas companhias

Você anda com pessoas que costumam encarar a vida de uma maneira positiva? Ou você tem muitas pessoas ao seu redor que estão sempre procurando os defeitos em cada coisa, o que deu ou pode dar errado? Tome cuidado com essas pessoas, pois elas podem servir como âncoras para te deixar para baixo.

Busque aquelas pessoas que estão sempre tentando enxergar o melhor das situações e que te dão apoio para que você continue seguindo o seu sonho. Afinal, o importante é dar o primeiro passo, e isso fica mais difícil quando alguém do seu lado insiste no que pode dar errado.

Busque a alegria todos os dias

A tristeza não é ruim e é até necessária para o seu autoconhecimento. Mas cuidado para que os sentimentos negativos não sejam uma constante em sua vida. Perceba que, nas maiores dores, há também uma luz, alguém que pode te ajudar, seja um amigo, um familiar ou um profissional da área da saúde.