Saúde e Bem-estar

Postos de saúde realizam ação de combate ao suicídio

Palestras, rodas de conversa de troca de experiências fazem parte da programação

Como parte da campanha do Setembro Amarelo, Unidades básicas de saúde e especializadas realizam durante todo esse mês de setembro a importância da prevenção ao suicídio. A ideia é sensibilizar e conscientizar a população sobre as formas de prevenção.

As atividades como palestras, rodas de conversa e troca de experiências serão desenvolvidas nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes das unidades.

“Falar de saúde mental é tratar de um assunto que ainda hoje é visto como tabu para algumas pessoas. A proposta de abrir espaço com atividades é mostrar que essas pessoas não estão sós e que existem outras pessoas nessa situação, mostrar que existem na nossa rede profissionais qualificados para atender essa demanda. Vamos reforçar não somente este mês, mas durante todo o ano as ferramentas para que as pessoas encontrem estabilidade emocional em suas vidas e de que forma podem ser ajudadas”, destaca a psicóloga Gilvania Carvalho de Matos Dias, da UBS Helio Macedo, no bairro Jardim Caranã.

Confira a programação:

Nesta sexta-feira, dia 10, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e demais unidades estarão vestidos de amarelo, como forma de sensibilizar a população sobre o tema.

Alguns prédios das secretarias municipais estarão com as luzes na cor amarelo, a partir do dia 10, durante o mês de setembro.

Nos dias 10, 13,15, 20, 22 e 27, a partir das 9h, a UBS Helio Macedo estará realizando rodas de conversas na sala de espera da unidade.

A UBS Jardim Floresta vai realizar nos dias 13, 20 e 27, às 8h, palestras de sensibilização para os pacientes na sala de espera.

No dia 10 e 27 haverá ainda palestras na UBS Raiar do Sol. E no dia 13, às 14h15, terá uma palestra na UBS Dalmo Feitosa, no Cauamé, com tema Vale a pena Viver.

A UBS Santa Luzia vai realizar no dia 17, terapia em grupo para os servidores, com palestras e dinâmicas e no dia 24 a palestra de prevenção ao suicídio será voltada para os pacientes.