Saúde e Bem-estar

Prazo máximo de segunda dose de vacina é de até 28 dias

Em Roraima, 79.211 pessoas receberam a 1ª dose e 64.690 receberam a segunda

De acordo com dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde, em Roraima,  79.211 pessoas receberam a 1ª dose e 64.690 receberam a segunda, ou seja, 15.080 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose. Segundo o Intituto Butantan, caso a pessoa não tome a segunda dose, a imunização fica incompleta e pode aumentar as chances de serem contaminados com o coronavírus. 

A bula da vacina do Instituto Butantan indica intervalo de 14 a 28 dias entre as doses. “Nesse caso, o esquema vacinal é responsabilidade dos gestores.Para completar a imunização é importante a aplicação da segunda dose” ressaltou por meio de nota.

Quem deixou passar o prazo máximo de 28 dias de intervalo entre as duas doses de CoronaVac deve ir ao posto mais próximo para completar o esquema vacinal. Não há necessidade de reiniciar a vacinação ou tomar uma terceira.

Até o momento, o Instituto Butantan já distribuiu ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde 41,4 milhões de doses da vacina contra a Covid 19.

Onde vacinar?

A vacinação da primeira dose da vacina Astrazeneca contra a covid-19, foram alteradas para dois pontos de atendimentos em sistema drive-tru. A medida já está valendo partir da tarde desta quinta-feira, 22, conforme informou a Prefeitura de Boa Vista, por meio de comunicado.

A partir de agora, os idosos de 60 anos que precisam tomar a 1ª dose da vacina devem se dirigir ao Terminal Canuto Chaves, no Centro e o CRAS da Praça Germano Sampaio, no Pintolândia, de segunda a sábado das 8h30 às 17h, sem intervalo.

A Prefeitura solicita que os idosos dessa faixa etária que ainda não tomaram a primeira dose da vacina procurem esses dois pontos de atendimentos.