Saúde e Bem-estar

Prevenção do câncer de mama e do útero será tema de encontro

A palestra servirá para orientar as mulheres sobre como elas podem se conhecer de forma mais íntima

As ações de sensibilização sobre a prevenção do câncer de mama continuam. No Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, as servidoras terão um momento especial, nesta semana, para esclarecimento de dúvidas sobre essa questão, seguindo a programação do Outubro Rosa na Unidade.

Nessa segunda-feira, 26, às 9h30, será abordado o tema “Saúde da Mulher”. Às 14h, será a vez de trabalhar o tema “Prevenção ao câncer de mama e colo do útero”. 

Durante a manhã, a fisioterapeuta pélvica, Carol Queiroz, falará sobre saúde íntima da mulher. Ela explica que, apesar de não ser um tema muito comum de ser tratado no Outubro Rosa, o assunto se torna relevante pelo fato da sexualidade ser algo que faz parte de todo ser humano. 

“Desde a infância, nossa cultura torna a sexualidade algo distante da gente. A palestra servirá para orientar as mulheres sobre como elas podem se conhecer de forma mais íntima e se sentir mais intimamente ligadas ao seu próprio corpo”, explicou. 

Carol ressalta que, apesar de todos os avanços, atualmente ainda existe um “tabu” sobre essa questão e muitas mulheres têm receio na hora de se examinar. “Na palestra, vamos tratar desse assunto de forma leve e divertida”, ressaltou.

Ainda na segunda-feira, no período da tarde, a mastologista Maria Cátia Rodrigues encerrará a programação com a palestra sobre “Prevenção do câncer de mama e colo de útero”. A médica orienta que a mamografia seja feita a partir dos 40, anualmente, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia. 

“Apesar de a doença ser mais comum a partir dos 50 anos de idade, existe um grande número de casos antes dessa idade. Por isso, o recado que a gente pode dar para as mulheres é que façam a mamografia a partir dos 40 anos, anualmente.”, reforçou. 

A médica ressalta ainda que, quando o assunto é prevenção, o câncer de colo uterino é outro muito frequente e temido da saúde feminina, sendo a quarta causa de morte entre mulheres no Brasil. Ela enfatiza que a prevenção é realizada principalmente pelo exame Papanicolau. 

“O preventivo é um exame recomendado a fazer pelo menos uma vez por ano, a partir dos 25 anos de idade. Hoje, temos a vacinação, que é oferecida dos 9 aos 13 anos, contra o HPV, mas não só isso. Podemos nos prevenir com medidas mais simples como uma boa qualidade de vida, boa alimentação e longe do tabagismo”, explicou.

 Pacientes acometidas por câncer podem fazer o tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) (Foto: Divulgação)

TRATAMENTO – Em Roraima, em relação ao câncer de mama, se for constatada alguma alteração potencialmente maligna na paciente, ela é encaminhada para o CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher).

 Após realizar todos os exames e em caso positivo de câncer, a paciente é encaminhada para a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), onde é feita uma avaliação para definir o melhor tratamento de acordo com cada caso.

“Muitas mulheres ficam adiando o exame, não procuram realizá-lo para prevenir e combater de imediato. Muitas vezes, quando completam 40, 50 ou 60 anos, buscam atendimento com o nódulo já grande. É preciso explicar sobre a importância do diagnóstico precoce e do início do tratamento o quanto antes”, enfatiza a médica Maria Cátia. 

De acordo com o coordenador da Unacon, Anderson Benetta, a rede de acolhimento e tratamento do câncer de mama é multidisciplinar, ou seja, o tratamento é amplo e conta com profissionais de diversas áreas envolvidos em prol da melhora dos pacientes.

“Em nossa Unidade, a paciente pode contar desde a cirurgia, se for necessário, até o acompanhamento psicológico, fisioterapêutico e de serviço social ou grupos de apoio”, esclareceu o coordenador.

 Leia mais: