Saúde e Bem-estar

Prevenção é ainda a melhor forma de combater a AIDS

Para se prevenir, use corretamente a camisinha em todas as relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis

Neste domingo, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1987, decidiu criar a data em solidariedade às pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.

O número de pessoas vivendo com HIV (vírus da imunodeficiência humana) e Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) continua elevado em Roraima.

De acordo com dados coletados no mês de junho junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), existiam até então 1951 pessoas vivendo com AIDS ou portadoras do HIV em Roraima, dos quais 1408 são homens e 543 mulheres.

A Folha selecionou o número dos três últimos anos a partir dos dados colhidos e descobriu que 2017 fechou com 243 casos confirmados de HIV e o ano seguinte com 421, um aumento de 178 casos.

Nos primeiros seis meses deste ano, se tem a confirmação de 148 pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. O número de indivíduos com Aids (que já manifestaram os sintomas da doença) também é significativo: em 2017 eram 152 pessoas e em 2018 subiu para 186. Agora em 2019, exames já confirmaram 70 casos.

COMO PREVENIR – Para se prevenir, use corretamente a camisinha em todas as relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. Para evitar que a aids passe da mãe para o filho, todas as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste de aids.