Saúde e Bem-estar

Previsão de chegada da vacina em Roraima é dia 23 de janeiro

Segunda etapa deve ocorrer no mês de fevereiro após a liberação da Anvisa

De acordo com o Assessor Especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, o Programa Nacional de Imunização (PNI) deve chegar à Roraima no fim de janeiro, aproximadamente dia 23, após a liberação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária . A informação foi dada ao vivo durante o programa Agenda da Semana, na Folha FM 100.3.

“O primeiro lote de vacina para o covid-19 Astrazeneca (Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Sinovac ( Instituto Butantan) tem previsão de chegar à Roraima no final de janeiro, será destinado ao estado o total de 90 mil doses”

Ele explica que atualmente o Intituto Butantan trouxe 6 milhões de vacinas prontas da China e produziu o total de 2 milhões e 700 mil doses. “A base de produção vem da China, todas essas doses serão entregues ao Ministério que será incorporadas à um único plano, ou seja, a divisão nacional será totalmente coordenada pelo Ministério da Saúde. Nós recebemos o apoio de todas as transportadores terrestres e viário para a distribuição gratuita da vacina” explicou.

Segunda etapa deve ocorrer no mês de fevereiro (Foto: Divulgação)

Segundo ele, o primeiro critério será a proporcionalidade de casos confirmados na população, porém o Plano Nacional prevê categorias que devem ser vacinadas, como os profissionais de saúde, pessoas com comorbidades e povos mais vulneráveis como comunidades indígenas e quilombolas.

“Se um estado tiver mais idosos do que outro, poderá haver mudanças em relação a essa distribuição. Por exemplo, em Roraima, nessa primeira fase, em um cenário otimista, no dia 23 de janeiro, o estado recebe 90 mil doses de vacina, e será prioridade por ser um dos estados com maior população indígena. Outro detalhe, é que na população indígena não serão vacinados aqueles que tem menos de 18 anos” explicou

Ainda no cronograma, no mês de fevereiro, serão produzidas até 15 milhões de doses pela Fiocruz, e com isso até dia 08 de fevereiro o estado receberá mais 100 mil doses.

“O Estado será o coordenador local, assim como ocorrem com as outras vacinas. É preciso ressaltar que ambas as vacinas que serão distribuídas no país, não será no dia seguinte que você será totalmente imunizado, a vacina irá imunizar os efeitos do vírus. Os resultados só serão sentidos em 90 dias” finalizou. 

Confira a entrevista ao vivo: