Saúde e Bem-estar

Primeira fase de vacinação contra a influenza termina hoje

Até o momento já foram imunizados 7.651 profissionais de saúde e 21.756 idosos em todo o Estado, segundo informou o Nepni

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta quarta-feira, dia 15, e até o momento no Estado de Roraima já foram imunizados 7.651 profissionais de saúde e 21.756 idosos, segundo estimativas do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização).

 “A campanha começou em todo o País no dia 23 de março. Nessa primeira fase, o Estado tinha como meta vacinar 39.051 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos”, explicou Larissa Ignachitti, técnica do Nepni.

 Entre os profissionais de saúde, o percentual atingido ainda é de 60% em Roraima. Os municípios de Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis superaram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Entre os idosos, a capital Boa Vista alcançou 85% de cobertura. Já em cidades como Amajari, Bonfim, Normandia e Uiramutã, o percentual atingido está na média de 50%.

 O secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto, lembrou a importância da imunização para todos os públicos. “A vacina está acessível para todos e as autoridades têm orientado da melhor forma a população sobre a necessidade de ver a imunização com forma uma de proteção à saúde”, completou.

Fases seguintes

A segunda fase da campanha da influenza começa nesta quinta-feira, dia 16, estendendo-se até o dia 8 de maio.

O público-alvo dessa nova etapa serão os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

“A estimativa é de vacinar 30 mil pessoas nessa fase. Já estamos com 20 mil doses, que já começaram a ser distribuídas aos municípios, e ainda tem a previsão de chegar mais 44 mil doses. As salas de vacinação já começaram a receber as doses e até o início da segunda fase, no dia 16, todas as salas já terão doses para imunizar o público-alvo”, pontuou.

Já a terceira fase será no período de 9 de maio até 22 de junho, tendo como alvo professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas com 45 dias após o parto, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.