Saúde e Bem-estar

Procon Estadual alega que não há como controlar aumento de preços

"Lojistas já estão comprando de fornecedores com aumento no preço total", diz presidente do Procon; nota técnica foi publicada para evitar aumento abusivo

Após denúncias de aumentos abusivos nos preços de produtos usados para evitar a contaminação para o coronavírus, o Procon Estadual fiscalizou farmácias em Boa Vista. No entanto, o órgão não identificou que a alta nos preços do álcool em gel, máscaras e luvas sejam por conta de atitudes de donos de farmácias locais.

“Os fornecedores já estão comprando com aumento. Nós estamos tendo acesso às notas fiscais. Então não tem como caracterizar uma prática abusiva de preços”, diz Lindomar Coutinho, diretor do Procon Estadual.

O Procon de Roraima publicou nota técnica com data dessa segunda-feira (16) orientando as farmácias para que não aumentem os preços fora de forma abusiva e não aumente sem justa causa os preços dos produtos mais demandados para prevenção à contaminação do coronavírus.

A nota foi emitida após denúncias recebidas de consumidores, relatando o aumento abusivo nos preços do álcool em gel, máscaras de proteção e luvas.

O órgão recomenda ainda que as lojas informem aos consumidores a eficácia de cada tipo de máscara revendida, para garantir a informação “adequada sobre a proteção propiciada pelas mesmas, a fim de não acarretar riscos à saúde e segurança dos consumidores”.

As farmácias devem estabelecer estratégias para racionalizar as vendas de álcool gel, máscaras descartáveis e luvas descartáveis, para evitar o desabastecimento ou a demora na reposição dos itens.