Protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados e de chuva - Folha de Boa Vista
CUIDADO COM A PELE
Protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados e de chuva
Raios solares também agridem a pele no inverno
Por Folha Web
Em 21/06/2022 às 06:00
Mesmo em um dia nublado estamos expostos e precisamos de proteção (Foto: Arquivo FolhaBV)

A capital roraimense é conhecida por seus dias ensolarados e de altas temperaturas, porém no meio do ano, há aquele período chuvoso e de dias nublados. Nesses meses, é muito comum que as pessoas esqueçam e deixem de lado o uso diário do protetor solar. A médica Ana Paula Vitti reforça a importância do uso do produto na pele mesmo nos dias em que o calor é ameno.

“Os raios ultravioletas A e B passam através das nuvens, inclusive durante os dias de chuva. Em lugares onde é muito frio e cai neve, é comum que as pessoas preparem a pele para o uso do filtro solar, isso porque, quanto mais alto a posição geográfica está, mais perto do sol e com isso há maior incidência solar sobre a pele. Ou seja, em qualquer período do ano é importante que seja aplicado a proteção” explica a médica.

Independente da época do ano, Dra. Ana Paula Vitti ensina que você a quantidade deve ser sempre a mesma, afinal, a radiação UVA não muda de acordo com a estação do ano (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo ela, os raios ultravioleta agem diretamente nas células da epiderme podendo se transformar em cancerígenos. “Não é por que não há sol que não haverá perigo para a pele, os filtros de proteção solar variam, aqui na nossa região, é indicado utilizar acima de 50+ por precaução ao dano solar” reforça.

Filtro de protetor solar

O uso do protetor solar é essencial para manter a pele bonita e saudável, ajudando na prevenção de uma série de problemas, como envelhecimento precoce, câncer e queimaduras de sol. “Existem vários tipos de protetor solar de várias marcas, e de funções, um daqueles que eu sempre indico aos pacientes é o multifuncional, onde dentro dele há ação despigmentante, que é a niacinamida que ajuda a melhorar o melasma. Ou então um protetor solar com o ativo do ácido hialurônico, que ao mesmo tempo que protege a pele do sol, você também melhora as rugas, textura da pele e a flacidez do rosto” explica.

Quais os protetores solares indicados para criança?

Independente da época do ano, Dra. Ana Paula Vitti ensina que você a quantidade deve ser sempre a mesma, afinal, a radiação UVA não muda de acordo com a estação do ano ou o tempo, por isso passe sempre duas camadas bem generosas.

“Para as crianças é necessário buscar produtos com menos químicos, antialérgicos, com filtro de proteção solar acima de 50+, ficar atento a reaplicar o produto há cada duas horas, ou quando entrar na água seja de rio ou de mar” reforça a médica.

Por Raísa Carvalho

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!