Cotidiano

Psicólogo vai ensinar em live técnicas para cuidar da saúde mental

Em Roraima, 150 pessoas tiraram a própria vida nos últimos três anos. O psicólogo Wagner Costa trabalha com prevenção ao suicídio e acompanha estudos sobre depressão e ansiedade

A Assembleia Legislativa de Roraima promove nesta sexta-feira (24), às 19h, a live “Como cuidar da Saúde Mental”, com transmissão da TV Assembleia, canal 57.3, e redes sociais (@assembleiarr). O evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, mês de campanhas de prevenção ao suicídio e valorização da vida, e será mediada pelo psicólogo Wagner Costa.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (IMS), anualmente, 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo. No Brasil, são 12 mil; em Roraima, 150 tiraram a própria vida nos últimos três anos. Ainda conforme a OMS, o país ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar ao suicídio.

O psicólogo Wagner Costa trabalha com prevenção ao suicídio e acompanha estudos sobre depressão e ansiedade. Para ele, é importante que as pessoas tenham consciência do que pode ser feito para evitar problemas emocionais graves.

“Vivemos um momento de pandemia, e estamos a todo instante com medo de adoecer e morrer. O que vamos trazer nesta live são técnicas que a ciência vem estudando para ensinar à população como assumir o compromisso de cuidar da saúde mental e colocar em prática o bom funcionamento cerebral”, conta.

O bate-papo vai contar com a participação do psicólogo clínico especialista em Dor, Marcelo Tito e da psicóloga especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Mariana Pessoa.

 A deputada Catarina Guerra, (SD) é autora da Lei nº 1.384/2020 que dispõe sobre a adequação do Estado de Roraima ao Plano Nacional de Combate ao Suicídio, disciplinando o oferecimento de treinamentos voltados à identificação, avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas e violências autoprovocadas.

 “Temos notado, por meio de um acompanhamento e estudos, um adoecimento mental neste período de pandemia. Isso é mais comum do que se pode imaginar. Então, não precisa ter vergonha de reconhecer que está precisando de ajuda, não está se sentindo bem e há uma angústia no seu coração. Caso você não se sinta seguro em se abrir com um familiar, procure um profissional”, enfatizou a deputada.

 A parlamentar relembra que qualquer cidadão pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando gratuitamente para o 188. “Você não está sozinho! Desabafe e não se cale”, reforçou Catarina Guerra.