Saúde e Bem-estar

Quais os cuidados pais devem tomar ao vacinar as crianças

Manter a vacinação das crianças é muito importante em tempos de Covid-19, alerta pediatra

O período de pandemia está mudando de maneira muito importante a rotina e o comportamento da população e os pais e responsáveis precisam se adequar a essa nova situação para proteger as crianças.

A suspensão das aulas foi a primeira grande e impactante medida tomada pelas autoridades sanitárias para tentar conter a transmissão da doença, porém, para a médica pediatra Ana Carolina Brito, são necessários outros cuidados além de apenas não ir a aula.

“Sabemos ainda muito pouco sobre a evolução dessa doença. Mas de maneira geral, crianças desenvolvem sintomas leves, que podem se confundir com outras doenças da infância ou até mesmo podem portar o vírus e não manifestar sintomas e ainda assim transmitir o vírus aos familiares”, explicou.

Para a médica, é importante focar na manutenção da saúde das crianças, respeitando as autoridades sanitárias no isolamento social, higiene adequada das mãos, uso de álcool gel e também não esquecendo o cumprimento do quadro vacinal regular

“As vacinas protegem a saúde infantil e continuam sendo oferecidas pelo SUS, gratuitamente, nos postos de saúde. Criança com o calendário vacinal completo tem sua saúde protegida e se defende melhor das formas graves das doenças que podem ser prevenidas evitando internações e sequelas” disse Ana Carolina.

A orientação da médica é que os pais devem se certificar se o posto de saúde oferece todos os cuidados para a não proliferação da covid.

Todos os funcionários devem usar máscaras, mãos higienizadas com água e sabão e álcool gel antes e depois de cada procedimento, não deve haver aglomeração de pessoas e o acesso à sala de vacinas deve ser imediato às crianças.

Vacinar é proteger e um direito de todas as crianças e não deve ser adiado ou esquecido por ocasião da pandemia viral. Além disso, o pediatra deve ser consultado no caso de dúvidas que os pais sintam” finalizou.

Publicidade