Saúde e Bem-estar

Quase 30 mil pessoas tem diabetes em Roraima

Familiares de pessoas com diabetes organizam uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 15

De acordo com a Secretária de Saúde, Roraima tem quase 30 mil pessoas que lutam contra a diabetes. O Estado tem um controle de monitoramento informado por cada prefeitura municipal no site e-SUS, com monitoramento e avaliação dos registros. 

Nesta segunda-feira, 15, diabéticos e familiares farão uma manifestação para cobrar medicamentos e insumos para o tratamento da doença em Roraima.

“Com esse chamado esperamos de uma vez por todas, que possamos ter uma solução por parte do poder público, que garanta o mínimo e preserve a dignidade e o direito à saúde dos mais de 5 mil pacientes existentes em Roraima”, relata presidente da Associação dos Diabéticos (AdiaRR), Iloneide Pereira Cardoso.

Ainda segundo Iloneide, os medicamentos essências para o tratamento da doença estão em falta nas unidades de saúde.

“Os itens considerados como essenciais para tratar a diabetes como insulinas, fita glicêmica e glicosímetro, não estão sendo distribuídos na rede pública de saúde do Estado”, afirma.

De acordo com a Secretária de Saúde, o Hospital Coronel Mota oferece atendimento especializado, incluindo a consulta regular com o médico especialista na área de endocrinologia, responsável pelo acompanhamento do Diabetes.

Ainda de acordo com o Governo, conforme a Política do Ministério da Saúde cabe aos entes federados, Estado e União, o repasse mensal de uma contrapartida financeira, para que os municípios custeiam a entrega de aparelhos e fita glicêmica, o que, em Roraima, está sendo feito normalmente. “A gestão esclarece ainda que a dispensação desses itens é feita pelo Estado para pacientes internados nas Unidades Hospitalares na rede estadual de saúde. Os pacientes ambulatoriais precisam procurar a sede da Superintendência de Assistência Farmacêutica, vinculada à Prefeitura de Boa Vista, que fica localizada na Avenida Capitão Júlio Bezerra”, disse a Sesau em nota.

Publicidade