Saúde e Bem-estar

Quase 700 pessoas fizeram teste para covid; 180 deu positivo

A ação conjunta com o Ministério da Saúde, Testa Brasil, Testa Roraima, ocorreu durante a manhã deste sábado, dia 22

Para incentivar os testes para detectar a Covid-19, bem como a vacinação contra a doença, Roraima participou neste sábado, dia 22, da ação conjunta com o Ministério da Saúde, Testa Brasil, Testa Roraima.

A campanha foi realizada em Roraima durante toda a manhã deste sábado (22), no Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves. Ao todo, foram contabilizados 654 testes. O resultado parcial é de 476 notificações, 180 reagentes.

O governador Antonio Denarium disse que ficou satisfeito com o resultado e falou da importância da realização da ação conjunta,  com o Ministério da Saúde, o Governo de Roraima e o município de Boa Vista.

“Uma parceira importante e fundamental, principalmente para aquelas pessoas que testam positivo, para que possam fazer o tratamento adequado e o isolamento também. É dessa forma que estamos vencendo a guerra contra a Covid-19”, destacou.

O chefe do Executivo ressaltou que na semana passada em Roraima, foram mais de mil pessoas testadas e confirmadas com Covid-19 e que o Governo do Estado hoje tem leitos suficientes para atender a demanda. Ele pediu que assim que a pessoa sentir os primeiros sintomas, procure um posto de saúde, e que o Hospital de Retaguarda e o Hospital Geral de Roraima são de média e alta complexidade, respectivamente, e só atendem os casos mais graves.

Ministro da Saúde fez pronunciamento para todas as capitais da Região Norte

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento de Manaus para as capitais dos demais estados da região Norte que participaram do evento.

“Em 2020, vivemos a maior emergência sanitária do mundo. A pandemia da Covid-19, que afetou fortemente o nosso Brasil e, sobretudo, a nossa querida região Norte. Todos nós sabemos o impacto que esse vírus pode causar na saúde de cada um. Nós vencemos aquele momento da grande dificuldade causado pela variante Gama, que foi identificada justamente aqui, entre nós. Hoje, um ano após, sem dúvida nós estamos mais fortes. O nosso sistema de saúde tem uma capacidade de resposta maior para atender casos graves e isso se deve ao SUS (Sistema único de Saúde) que, em 2020 e 2021, foi fortalecido, para que tivéssemos o sucesso que temos hoje”, disse o ministro.

Representando o ministro da Saúde, que participou da ação por videoconferência, nas sete capitais da região Norte, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, destacou a adesão da população ao chamamento para participar da testagem e vacinação.

O secretário conclamou a população para que tome a segunda dose da vacina e também a dose de reforço.

 “Todos nós sabemos que a vacinação é a grande arma que temos contra o vírus, daí a importância e, assim, conclamamos a população não apenas de Boa Vista, mas de Roraima, para que tome a segunda dose e, consequentemente, a sua dose de reforço, porque só assim caminharemos para a nossa pátria absolutamente vacinada”, garantiu.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, falou que o objetivo principal, além do diagnóstico de covid-19, é o acesso da população.

“Estamos com um número de casos muito alto e muita procura pelo teste e também pela imunização. Principalmente a segunda dose, público alvo de 12 a 17 anos precisa fazer a segunda dose, a cobertura vacinal da segunda dose está muito baixa e precisamos alcançar esse público, frisou”. 

 A estudante Ana Gabriela Alves, de 20 anos, falou positivamente sobre a campanha e ressaltou a falta de conscientização de muitas pessoas.

“Eu acho muito importante essa campanha que está acontecendo, porque as pessoas ainda não têm noção de que estão com a doença e a vacinação é muito importante. Mesmo com aumento de casos, mas não está tendo aumento de mortes, justamente pela vacinação, observou Ana”.

Quem também aproveitou a ação para fazer o teste foi Edson de Oliveira Ferreira, de 40 anos, que disse que estava fazendo o teste pela segunda vez porque estava com os sintomas da doença.

“Estou fazendo o teste de novo. Fiz a primeira vez e agora estou com a suspeita de Covid. A importância desse teste é que eu estou com quatro dias indo no posto de saúde e não consegui fazer um teste”, relatou.