Saúde e Bem-estar

Reflexologia trata questões emocionais e físicas

No método, os pés representam um mapa do corpo, com todos os órgãos, glândulas e membros interligados

Entre outros benefícios, a Reflexologia, busca o bem estar através de teorias ‘holísticas’. O termo é derivado da palavra grega holos, que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o paciente como um todo, constituído de corpo, mente e alma.  Ferramenta milenar, utilizada para equilibrar a energia do corpo, a reflexologia previne o surgimento de doenças e ajuda no combate a problemas já instalados – tanto físicos quanto emocionais. 

De acordo com a fisioterapeuta Daniela Campos, a prática de terapêutica alternativa consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeito em cada parte do corpo.

No método, os pés representam um mapa do corpo, com todos os órgãos, glândulas e membros interligados. Segundo a especialista, o método, não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem corporal. Cada parte do corpo e cada função orgânica, possui seu ponto reflexo correspondente nos pés.

 “Não é apenas uma massagem relaxante, no pé existe uma representação de todas as partes do corpo e a cada toque promove uma sensação geral de bem estar e qualidade de vida” informou.

Como funciona?

Usando estas técnicas específicas, o especialista faz a aplicação de pressão sobre os pés, onde ocorrem mudanças fisiológicas no organismo, na medida em que o próprio potencial de cura de cada pessoa é estimulado. “Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor” explica a fisioterapeuta.

O método trata o corpo como um todo e esforça-se por chegar à causa da doença. Sem tratar apenas dos sintomas.