Retorno de cirurgias cardíacas atendeu onze pacientes em dois meses - Folha de Boa Vista
HGR 
Retorno de cirurgias cardíacas atendeu onze pacientes em dois meses
Com isso não será mais necessário o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para as cirurgias desta área em grande porte; expectativa é atender 30 pacientes por mês 
Por Folha Web
Em 04/08/2022 às 18:45
Médico Joao Bosco Pellattiero faz parte da equipe que realiza as cirurgias (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Após a retomada da realização de cirurgias cardíacas de grande porte no Hospital Geral de Roraima (HGR) em junho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que onze pacientes já foram contemplados com a cirurgia. A expectativa é de atender 30 pacientes por mês.  

Entre os onze, sete eram mulheres e quatro homens com idade entre 38 e 82 anos, que constavam em estados mais graves e com anos na fila de espera foram operados em Roraima. Os procedimentos realizados foram para retirada de tumor cardíaco, revascularizações miocárdicas e janela pericárdica. 

Uma coletiva de imprensa foi realizada na tarde desta quinta-feira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo a Secretária de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzon, o fato de o procedimento ser realizado no Estado de origem do paciente, aproxima a família aos cuidados de uma melhor recuperação, dispensando o uso de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Além disso, ela garante que a equipe médica de Roraima está capacitada para oferecer um atendimento de excelência, quanto qualquer outro estado. 

Atualmente, o HGR possui um Centro Cirúrgico para a realização das cirurgias cardíacas, composto por médicos locais e de fora, como Joao Bosco Pellattiero, cirurgião chefe da Clínica de Cirurgia Cardiovascular, em São Paulo. Ele é responsável por realizar a primeira cirurgia cardíaca de Roraima em 1994. 

“Daquele ano para atualmente, a diferença é muita, principalmente do ponto de vista tecnológico, pois antigamente usávamos um sistema analógico. Hoje, todo o sistema está digitalizado, houve uma evolução geral”, afirma o cirurgião. 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
5
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!