Saúde e Bem-estar

Roraima registra aumento nos casos de câncer de próstata

Para conscientizar o público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata, a Assembleia Legislativa de Roraima promove uma live nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, para abordar o tema

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) mostram que Roraima registrou um aumento de 60% nos casos de homens diagnosticados com câncer de próstata em 2020. Este ano, já foram 30 novos registros.

Para conscientizar o público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata, o Poder Legislativo vem realizando uma programação que vai de encontro ao Novembro Azul, mês dedicado à campanha de prevenção. Como parte das ações, nesta sexta-feira (19), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove uma live a partir das 19h, para abordar o tema.

O evento virtual, vai contar com mediação do psicólogo Wagner Costa e participação do urologista Mário Maciel como convidado especial.

“As atividades preventivas são sempre fundamentais para evitar o desenvolvimento e o agravamento de qualquer doença. E, neste mês, elas estão voltadas para o Novembro Azul, com campanhas que mostram como prevenir o câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens, como alcoolismo e tabagismo”, afirmou o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).

O psicólogo Wagner Costa disse não ter dúvida de que o desconhecimento é um dos fatores que leva o homem a se recusar a fazer o exame, e que a live será uma oportunidade de desmistificar e melhor conhecer os benefícios do exame, um procedimento simples que previne e salva vidas.

“Masculinidade não é aprendida. Pesquisas científicas já afirmam que isso se define pelos hormônios. Então, o homem não precisa sexualizar o exame de próstata nem reforçar o preconceito”, ressaltou.

O urologista Mário Maciel disse haver algumas informações de que o homem e a sociedade em geral precisam saber sobre o exame de próstata. “Ele deve ser feito a partir dos 45 anos de idade. Os homens que têm histórico na família de câncer ou que sejam afrodescendentes, devem procurar um urologista. Em geral, se recomenda que o faça anualmente a partir dos 50 anos”, detalhou.

Além das redes sociais (@assembleiarr), a live também será transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3)

Conscientização

Desde o início do mês, a Assembleia Legislativa está iluminada de azul, em referência à campanha de prevenção do câncer de próstata. Além do ato simbólico, o Poder Legislativo fomenta os cuidados com a saúde masculina ao aprovar leis que promovam a conscientização da sociedade.

Uma dessas iniciativas é a Lei 1.036, de 30 de março de 2016, de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), que institui a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem. Outro exemplo é a Lei 1.195/2017, dos parlamentares Jalser Renier (SD) e Dhiego Coelho (PTC), que trata da concessão de uma folga anual para a realização de exames que previnam os cânceres de pele, mama, do colo do útero, da próstata e do pulmão.