Roraima vai manter vacinação de adolescentes sem comorbidade - Folha de Boa Vista
COVID-19
Roraima vai manter vacinação de adolescentes sem comorbidade
Instituições locais avaliaram que há condições de manter esta imunização, salvo determinação contrária da Anvisa
Por Folha Web
Em 16/09/2021 às 18:36
Vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos ocorre desde 16 de agosto (Foto: Nilzete Franco)

Após reunião do Coerr (Centro de Operações Especiais de Saúde Pública de Roraima), ficou decidido que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades continua em Roraima. 

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, durante a reunião, foi avaliado o cenário e constatado que há condições de manter esta imunização, salvo se a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinar a suspensão por riscos comprovados a este público. 

“Avaliamos o cenário, o número de casos e decidimos manter a vacinação, porque não temos notificação de eventos adversos graves nessa faixa etária, e, por enquanto, a vacinação continua”, destacou a coordenadora. 

Ela ressaltou que a única vacina autorizada para este público é a Pfizer, da qual o Governo do Estado possui doses suficientes em estoque. A vacinação desta faixa etária ocorre desde 16 de agosto. 

Recomendação

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada ontem (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma série de motivos pesaram para que a pasta voltasse atrás de sua recomendação anterior. 

Segundo Queiroga, foram identificados 1,5 mil eventos adversos em adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve. Foi notificado um caso de morte de um jovem em São Paulo, mas o episódio ainda está sendo investigado para avaliar se a causa foi o imunizante.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
17
4
Cadastrar-me Enviar Comentário
SANTOS disse: Em 17/09/2021 às 11:33:07

"- Depois dizem que o Presidente Bolsonaro é ditador, que quer dar golpe, o escambau. Ora, a Constituição assegura ao cidadão o direito de escolha se quer ou não receber qualquer medicação prescrita. O Ministério da Saúde e ANVISA já se manifestaram pelo impedimento de vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, que não sejam portadores de comorbidades. O Governador Denarium está louco ou é mais um acometido pela síndrome da "Calcinha apertada"?"