Saúde e Bem-estar

Saiba como conciliar a rotina de trabalho com a alimentação saudável

Bons hábitos alimentares são a peça-chave para nossa saúde em geral, e para o nosso cérebro, em particular.

Manter a alimentação saudável nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais para quem trabalha o dia inteiro. O estresse de uma rotina corrida, faz com que seja cada vez mais difícil adotar e manter hábitos alimentares saudáveis. 

De acordo com a nutricionista Rafaela Xavier, fazer de 3 a 4 refeições por dia, incluindo alimentos como pães, ovos, carnes, leite e seus derivados, frutas, verduras, legumes, grãos, cereais e oleaginosas, ajuda a ter uma alimentação mais saudável e balanceada trazendo benefícios à saúde.


Rafaela Xavier dá dicas de como se alimentar de forma saudável (Foto: Nilzete Franco/ FolhaBV)

A profissional também explica que se alimentar bem, previne doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, esteatose hepática, dislipidemia, câncer, Nefropatia  diabética, ou doença renal crônica, entre  outros  problemas de saúde que afetam muitos brasileiros. 

Para quem tem interesse em manter uma rotina saudável, mas não sabe como se organizar, devido à falta de horário, o ideal é fazer o planejamento durante os finais de semana. “Montar uma lista de compras e um cardápio com alimentos de fácil preparo, é o primeiro passo. Depois disso, basta tirar 2h do dia e preparar todas as refeições (principalmente as do almoço, que são as maiores dificuldades) e congelá-las”, explicou.

Em relação aos lanches, Rafaela recomenda que sejam feitos sanduíches naturais com patê de frango, mix de frutas e castanhas. “O ideal é já deixar tudo pronto e quando for sair para o trabalho não tem desculpa de que ‘ah, tive tempo de preparar’, né? É importante ter essa organização e se colocar como prioridade mesmo com a correria do dia a dia”, comentou. 

Dicas de alimentos para quem passa o dia no trabalho

Para o café da manhã: pão ou cuscuz com ovos, tapioca com chia, frutas, castanhas ou aveia. “Nunca deixe faltar ovos ou aveia. São dois ingredientes para fazer várias receitas práticas e podem servir como opções tanto para café da manhã, quanto para lanches”, frisou.

Para o almoço: escolha proteína de fácil preparação, como patinho moído, músculo, peito de frango sem osso e sem pele ou filé. Cozinhe arroz, feijão ou grão que preferir, e acrescente também alguns legumes que possam ser congelados, sem que percam a textura. 

Pular as refeições pode causar prejuízos à saúde

Os horários e frequência que você come são tão importantes quanto comer bem e obter os nutrientes certos em sua alimentação. É importante não pular refeições ou fazer um intervalo muito grande entre elas, porque quando você fica muitas horas sem se alimentar, podem ocorrer picos de hipoglicemia, mesmo o indivíduo não sendo diabético, devido a falta de insulina  na corrente  sanguínea.

“Isso pode elevar tonturas, fraqueza, náuseas e até mesmo desmaios. Além de desenvolver problemas gastrointestinais, sem contar que causa alterações de humor e outros fatores prejudiciais à saúde”, explicou a nutricionista.