Saúde e Bem-estar

Saiba como incluir a Vitamina C na rotina de cuidados com a pele

Os produtos com vitamina C também podem ser usados ao longo do dia em conjunto com o filtro solar

A vitamina C pura tem benefícios para a pele desde o rejuvenescimento à melhora da sua textura, essa substância, também conhecida como ácido ascórbico, entrega várias vantagens para o rosto. De acordo com a médica Ana Paula Vitti, é indicado incluir a vitamina nas rotinas de cuidados da pele, seja por meio de alimentos, como em produtos indicados para a pele.

O ativo age combatendo a ação dos radicais livres – moléculas instáveis que são estimuladas pela radiação solar, poluição, tabagismo, entre outros fatores – e, consequentemente, prevenindo o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce – como a flacidez, manchas e rugas. 

“A vitamina C é um integrante de todos os arsenais terapêuticos que nós temos, para melhorar o colagenase, a textura das três camadas da pele, ela é um antioxidante, mas também bioestimula toda a parte das membranas celulares, a pele fica melhor, com mais viço, luminosidade, aquele glow que todo mundo espera” explica.


Se usados juntos, estudos apontam que vitamina C e protetor solar reforçam ainda mais a proteção (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Como utilizar?

Os produtos com vitamina C também podem ser usados ao longo do dia em conjunto com o filtro solar. A médica indica o uso do produto pela manhã, junto com o filtro solar para potencializar a proteção contra os raios solares e poluição, proporcionando um efeito antioxidante; À noite, antes de dormir, depois de lavar o rosto para tratar as manchas de pele, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento.
““Ele pode ser usado tanto como via oral, ou via tópica com os séruns que estão muito em moda, loções cremosas e também injetáveis junto com os nutrólogos, são muitos benefícios no organismo do paciente, mas sempre passando pelos médicos, para saber as dosagens adequadas. Existem uma quantidade imensa de produtos com vitamina C, mas é sempre indicado procurar pelas marcas mais conhecidas e respeitadas ou aqueles manipulados pelo médico de confiança’, diz.

Protetor solar

Vitamina C antes do protetor solar eleva proteção da pele.Se usados juntos, estudos apontam que vitamina C e protetor solar reforçam ainda mais a proteção no combate a ação dos radicais livres.

“Existem uma série de protetores solares que são chamados de funcionais, eles também tem a função de benefícios e tratamento para a pele, com ácido hialurônico para peles mais envelhecidas, despigmentantes para manchas, e a vitamina C auxilia dando luminosidade à pele e ajuda nos fechamentos dos poros. Ela é uns dos componentes que agora fazem parte dos protetores solares modernos,  que agora podem ser chamados de bifuncionais, ou seja, além de proteger o envelhecimento da pele e a evitar queimaduras do sol, eles também reparam alguns danos que a pele sofreu ao passar dos anos devido doenças pré-existentes ou a exposição ao sol e poluentes” finaliza a médica.

Por Raísa Carvalho