Saúde e Bem-estar

Saiba como manter as crianças hidratadas no dia a dia

Cansaço, sono, boca e olhos secos e sensação de sede extrema, são alguns sinais de desidratação

É necessário ter uma atenção a mais quando o assunto é manter as crianças hidratadas durante o dia devido a facilidade de perda de água do organismo levando em conta a predisposição a desidratação. Cansaço, sono, boca e olhos secos e sensação de sede extrema, são alguns sinais de desidratação.

Em entrevista à FolhaBV, a Nutricionista Liana Macêdo, afirmou que até um ano de vida a criança só deve tomar leite materno ou formulados e que não é recomendado oferecer sucos as crianças menos de um ano.

“Até o um ano de idade os líquidos que as crianças podem tomar são leite materno, ou formulado isso é uma recomendação da academia americana de pediatria de 2017 a qual a sociedade brasileira de pediatria e o Ministério da Saúde decidiu que não é bom oferecer suco para criança até o primeiro ano de vida”, disse.


Nutricionista Liana Macêdo (Foto: Divulgação)

O ideal recomendado é oferecer sucos só a partir de 1 ano de vida e de preferência sucos naturais, diz Nutricionista Liana Macêdo. Diz ainda que a preferência seja oferecer o líquido nos intervalos das refeições

“A partir de um ano de idade pode oferecer sucos mas em quantidade limitada, a criança deve tomar água e uma forma de monitorar a hidratação é pela urina, quando a urina estiver mais clara e diluída que quer dizer que a criança estar bem hidratada, e uma urina mais escura pode indicar desidratação. Para criança a partir de 1 anos de idade é recomendado os sucos totalmente naturais”, explicou.

“Não existe uma quantidade ideal de líquidos para ser tomado durante o dia todo, mas em relação a quantidade de sucos é recomendado uma quantidade por faixa etária. De 1 até 3 anos é recomendado uma quantidade 127 ml de sucos por dia de 4 a 6 anos 180 ml por dia e de 7 a 18 anos 240ml por dia”, afirma a nutricionista.


Pediatra Ricardo Loureiro (Foto: Arquivo FolhaBV)

O pediatra Ricardo Loureiro explicou também que devido Boa Vista ser um local quente a perda de líquido é maior devido ao suor.

“Quando estamos em um local muito quente o corpo precisa suar mais para manter a temperatura fria, para não ficarmos com a temperatura muito alta e quando se sua mais perde mais água no suor, e essa é a questão de Boa Vista, perdemos muito água. E outra questão é que muitas vezes as crianças ficam muito tempo no ar condicionado ou no ventilador, e esses dois fatores aumenta a perda de líquido”, ressaltou.

Outro ponto ressaltado pelo pediatra Ricardo Loureiro é sobre a perda de líquido não ser somente água pura, mas também de sais minerais, além dessa perda não ser apenas na urina, mas na respiração e transpiração também.

“Quando se fala em hidratação estamos nos referindo a quantidade de líquido que a criança mantém no corpo dela, então quando ela está desidratada é porque teve a perda de muito líquido ou porque ela recebeu pouco líquido, e o copo perde água na urina, perde água na evacuação, na respiração por conta que a nossa respiração tem uma umidade e toda vez que a gente respira e solta o ar soltamos um pouco de líquido junto e perde água também na transpiração, que o suor”, explicou.

Algumas recomendações do pediatra para prevenir a desidratação é que a criança ande sempre protegida. “Para prevenir a desidratação vale a pena a criança estar sempre protegida do sol, como roupas de manga comprida, um chapéu, aquelas que já podem usar o protetor solar”, completou.