Saúde e Bem-estar

Saiba diferençar os sintomas de gripe, dengue e covid

Médico infectologista lista sintomas e prevenção 

Febre, dor de cabeça, tosse, mal-estar e coriza. Você sabe identificar se está com resfriado, gripe, dengue ou covid? Roraima passa por mais um inverno e com ele vem as doenças sazonais. A gripe pode ser facilmente confundida com a covid ou mesmo um resfriado. Para esclarecer as diferenças, a Folha resolveu conversar com o médico infectologista Joel Gonzaga.

O médico logo afirmou que os sintomas são muito parecidos e que em todos os casos é necessário que haja o tratamento precoce para evitar o contágio. Logo de início, quando o paciente ainda não consegue reconhecer de qual vírus se trata, Joel Gonzaga orienta hidratação, repouso e isolamento. “Após três ou quatro dias, o paciente pode procurar o atendimento médico e fazer o teste rápido de antígeno para covid”, disse.

Gripe

A gripe é causada pelo vírus influenza. O paciente pode apresentar febre, cansaço, tosse, dor de cabeça e dor no corpo. O período de incubação da gripe é rápido, surge de um dia para o outro.

Resfriado

Já o resfriado, pode surgir com espirros, coriza, dor na garganta, mal-estar e dor no corpo.

Coronavírus

Causada pelo “Sars-Cov-2”, o paciente apresenta sintomas diferentes dependendo se já foi infectado ou não com o vírus, podendo apresentar tosse seca, falta de ar, dor de cabeça e febre. Para manifestar os sintomas, o organismo pode levar até cinco dias.

Dengue

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e a propagação da doença é mais intensa durante o verão. Os sintomas podem variar de quadros leves a graves, como hemorragias. Os sintomas comuns são febre alta, dor nas articulações e nos olhos e náuseas. 

A prevenção para cada uma das doenças é semelhante. Lavar sempre as mãos, evitar contato com pessoas infectadas, manter o ambiente arejado e evitar locais fechados, além de não tocar nos olhos, nariz e boca sem as mãos limpas. 

Mesmo com sintomas parecidos, o médico lembra que o tratamento é diferente para cada doença e que a automedicação é perigosa. Então o melhor a se fazer é aguardar até quatro dias e caso os sintomas permaneçam, fazer a testagem de antígeno.

Publicidade