Saúde e Bem-estar

Saiba o que acontece com o nosso organismo enquanto dormimos

É durante o sono que o corpo prepara o funcionamento correto do organismo

Dormir é um dos momentos mais importantes do dia, ele age como um alimento no organismo que renova as energias do corpo e da mente. É durante o sono que o corpo prepara o funcionamento correto do organismo.

O indicado é dormir de seis a oito horas por dia sem interrupções. A falta de sono influencia diretamente a saúde, porque provoca estresse e irritabilidade. A pessoa que não dorme adequadamente pode apresentar sinais de cansaço, fadiga e ansiedade.

Durante esse momento de inatividade, o organismo entra em vários processos de necessidades em diferentes regiões do sistema central do corpo.

Atividades realizadas durante o sono

Enquanto dormimos os membros do nosso corpo não se movem devido ao um transtorno chamado impulso hipnótico que prepara o organismo para as próximas atividades que serão feitas nas horas seguintes.

O organismo produz mais hormônios de crescimento, oque explica porque os recém-nascidos passam a maior parte do tempo dormindo.

O sistema imunológico é fortalecido, quando descansamos o corpo produz anticorpos que permite que o organismo se defenda de vírus e bactérias. As informações que não são importantes, à mente durante o sono se encarrega de eliminar tudo oque não serve e ocupe a memória.

Depressão x falta de sono

Conforme uma pesquisa realizada por pesquisadores ingleses e chineses, existe uma ligação neural entre depressão e problemas de sono.

A pesquisa revela que o cérebro associa à memória de curto prazo com as emoções negativas que os pacientes depressivos possuem, e isso contribui na aparição do distúrbio do sono.

“Quem é deprimido, na maioria das vezes é ansioso, e a pessoa ansiosa não consegue relaxar a mente, então ela tende a ter insônia, porque ela está sempre ligada pensando em várias coisas.” explicou o psicólogo Wagner Costa.