Saúde e Bem-estar

Saiba por que a prisão de ventre é mais comum em mulheres

Médica diz que prisão de ventre está ligada à questão hormonal da mulher e diversos outros fatores

A prisão de ventre ou constipação é a dificuldade de evacuar. Esse sintoma é muito comum em mulheres, informou a proctologista Karina Kendra na entrevista realizada nesta terça-feira, 13, no quadro “Viver Bem” da FolhaFM.

Para ela, isso está ligado à questão hormonal da mulher e diversos outros fatores. Entre eles estão o emocional, a alimentação, atividade física e o uso de medicamentos inadequados.

“É muito comum as mulheres serem ansiosas, um pouco mais depressivas. Não são todas, mas se percebe pequenos graus de ansiedade e estresse. E isso remete a intestino cheio e, se a pessoa não evacua, ela fica mais estressada”, disse.

Segundo a médica, essa relação acontece porque o intestino tem bilhões de neurônios, assim como o cérebro, e produz de 80 a 90% de serotonina, um neurotransmissor diretamente relacionado ao humor. Então se o nível de serotonina está baixo, o humor é afetado e, consequentemente, o intestino.

Outro fator destacado por ela é a alimentação. O ideal é comer fibras, como verduras e frutas, que auxiliam na regulagem do intestino. “Se a pessoa não mantém uma alimentação saudável, mais ela vai sofrer com constipação”, informou.

O mais comum ainda é a automedicação e o hábito de tomar remédios que ajudam a evacuar.

“Pacientes que tomam laxante por conta própria, não sabem que esses medicamentos só pioram a situação, existem laxantes que viciam e degradam o organismo, o que fica mais difícil de tratar. A automedicação é muito séria”, alertou a proctologista.

Por fim, a doutora recomenda beber muita água, fazer exercícios físicos, alimentar bem, ir mais vezes ao banheiro e procurar um médico quando necessário.