Saúde e Bem-estar

Saiba quais mudanças no comportamento são sinais de alerta

Psicólogo ressalta a importância de falar sobre saúde mental

“Falar sobre a saúde mental não deveria ser um assunto estranho entre amigos” explica psicólogo Wagner Costa. Com essa instrução, o especialista reforça a importância da campanha Setembro Amarelo que busca a prevenção ao suicídio, desde 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

“Falar sobre saúde mental, depressão, ansiedade e suicídio exigem cuidados, mas não podem ser deixados de lado sobretudo diante do aumento desse tipo de problema no mundo. O assunto não deveria ser um tabu entre amigos e família, principalmente por que a fala é essencial na cura” explicou.

Segundo o psicólogo, falar sobre o assunto ajuda a organizar as idéias e identificar o que vem sendo o gatilho para a ansiedade ou depressão. “Mesmo que não tenha coragem de falar do assunto, a partir do momento que você fala sobre ele, consegue perceber que aquilo é uma ajuda. A pessoa começa a perceber que existe alguém que se importa” ressalta.

Nos dias de hoje, já que devido a pandemia, as pessoas não podem se reunir, se abraçar e isso vem trazendo muitos problemas psicológicos as pessoas. 

“Faltam redes humanas de apoio, as pessoas vivem mudanças na configuração dos relacionamentos e tudo isso pode criar uma sensação de que você vive aquele sofrimento sozinho” ressalta.

Sinais de alerta

Cansaço constante e indisposição frequente

É difícil lidarmos com a própria motivação se a rotina em si é baseada em eventos estressantes, mas a depressão torna até mesmo atividades prazerosas em algo banal.

Sensação contínua de tristeza

O que difere a tristeza habitual da depressão, segundo especialistas, são a frequência e a intensidade do sentimento: caso ela persista por mais de 15 dias, sem intervalos, é possível que a melancolia tenha um diagnóstico.

Alterações no apetite e no sono

Dormir demais (ou muito pouco) e sentir nenhuma (ou muita fome) são quadros sintomáticos comuns na pessoa deprimida.

Dores pelo corpo

Além dos sinais psicológicos, a depressão ataca, indiretamente, o corpo, que reflete a angústia generalizada em dores ou disfunções, como:

Tensão acumulada nos músculos, ombros e pescoço;

Cólica, diarreia ou azia;

Pressão no peito;

Dores de cabeça.

Confira a entrevista na Folha FM:

Publicidade