Saúde e Bem-estar

Saiba quais os cuidados para pacientes que se recuperam em casa

Espaços utilizados em comum com outros moradores devem ser desinfectados

Roraima registra 5.529 casos confirmados de coronavírus e 142. Porem é necessário uma série de cuidados para garantir a total recuperação do paciente.

No Hospital Geral de Roraima são 189 pacientes  internados e no Hospital Materno Infantil 15 pacientes estão internados. Atualmente, 1.440 pessoas são consideradas recuperadas mediante tratamento médico.

A maioria dos infectados se recupera em casa e divide espaço com outros moradores.Além do repouso e da hidratação, o paciente deve ter uma boa alimentação e não dividir objetos, como talheres, copos, roupas de cama e até mesmo os espaços em comum como os banheiros.

De acordo com a médica generalista Ana Luisa Palácio, da Unidade Básica de Saúde Senador Helio Campos, é preciso preparar o ambiente para receber a pessoa que recebeu o diagnóstico positivo.

“É preciso estar consciente de que a rotina mudará, a recuperação do paciente consiste em não sair de casa e não receber visitas. Além disso, é indicado o repouso e uma alimentação nutritiva que possam ajudar na imunidade desse paciente” explicou.

A médica ressaltou que também é indicado o uso de analgésicos e antitérmicos em caso de febre e dor de cabeça. “O período de retorno à casa é uma fase importante de adaptação, é indicado que a casa se mantenha bastante arejada, organizada, limpa e ventilada. Sempre lavar as mãos e não compartilhar objetos, roupas, lenços” reforçou.

A médica diz que a orientação é que caso exista outros moradores no espaço, que evite o contato com eles. “Se o banheiro for de uso comum por todos que residem na casa, o recomendado é fazer a higienização do mesmo com água sanitária antes de ser utilizado novamente por outra pessoa”disse.

Além da desinfecção do banheiro, preconiza-se fazer limpeza com álcool 70% de maçanetas e outras superfícies de uso comum entre os moradores diariamente.