Saúde e Bem-estar

Saiba reconhecer os principais sintomas da dengue

Segundo médico, dengue e febre amarela são as mais perigosas

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença comum em Roraima por ser uma área endêmica. Ainda sem cura, a doença apresenta sintomas como febre alta, forte dor de cabeça e dor atrás dos olhos. 

De acordo com o oncologista e pesquisador da Universidade Federal de Roraima Alex Jardim, na fase inicial a doença pode ser confundida com uma virose atrasando o diagnóstico.

“Numa segunda fase, a doença pode se tornar mais grave, e com isso surgir manchas avermelhadas na pele, que pode ser sinal de sangramento. Não existe um tratamento específico para a doença, a partir do diagnóstico o que pode ser feito é evitar o dano secundário, por isso é tão importante evitar a proliferação do mosquito” reforça.

Em Roraima

Nos dados regionais, dos 328 casos notificados, 42 foram confirmados, com a maior parte deles em Boa Vista e apenas um em Iracema.

Conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no mesmo período do ano passado, foram 312 notificações de casos suspeitos de dengue, com três confirmações. Dois deles ocorreram em Boa Vista e um em Mucajaí. Nesse comparativo, houve um aumento de 1.300% somente em Roraima, já os notificados são considerados dentro da média.

O ano de 2018 foi considerado o mais tranquilo se colocados em contraste com os dados de 2017, quando houve 993 casos suspeitos nos meses de janeiro a março e 40 confirmados.

No mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

Saiba mais sobre a doença (Foto: Graffo)