Saúde e Bem-estar

Sesau sugere novas medidas para fortalecer o isolamento social

Entre elas estão a suspensão das atividades não essenciais por 15 dias e a suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares.   

O Governo de Roraima realizou, nesta sexta-feira (22), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, uma reunião de atualização e avaliação das medidas adotadas até agora no combate à covid-19, entre os membros do Comitê de Crise, criado para acompanhar as ações executadas no Estado.

Participaram da reunião o Governador Antonio Denarium, o Secretário Chefe da casa Civil Soldado Sampaio, o secretário estadual de saúde, Marcelo Lopes, o secretário adjunto de saúde, Alexandre Salomão e os demais membros do Comitê, entre representantes da prefeitura de Boa Vista, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Operação Acolhida, MPE e demais órgãos de controle que integram o Comitê.

Durante a reunião, houve sugestões e recomendações de novas medidas restritivas para fortalecer o isolamento social em todos os municípios, entre elas a suspensão das atividades não essenciais por 15 dias, incluindo lazer, cultura, recreação e eventos sociais, bem como a restrição da circulação no horário de 21h às 06h, a interrupção no transporte de passageiros intermunicipal e interestadual por um período de 15 dias e a suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares.   

“As medidas apresentadas aqui vão variar de acordo com a esfera de poder, aquelas que são de obrigação dos prefeitos, nós apresentaremos as recomendações e aquelas que forem de competência do governo do estado serão decretos do governador, ou seja, serão decretos municipais ou estaduais que a população terá amplo conhecimento tão logo eles sejam assinados”, complementou o secretário.

Durante o encontro, o governador apresentou as medidas implementadas até agora para conter o impacto da pandemia no sistema de saúde e esclareceu sobre o acompanhamento dos casos e as novas medidas que precisam ser adotadas pelos integrantes do comitê.

“Nos próximos dias estaremos recebendo mais vacinas aqui no Estado para ampliar o número de pessoas vacinadas. Tenho certeza que agora com as ações que já foram implementadas vai haver a redução no número de casos em Roraima. Aproveito para solicitar mais uma vez para toda a população que evite aglomerações, use máscara e álcool em gel, e sempre lavem as mãos. É dessa forma e com auxílio da população que vamos vencer a COVID-19”, esclareceu o governador.

O secretário Marcelo Lopes realizou uma apresentação técnica das medidas realizadas até o momento, incluindo o trabalho de ampliação de leitos, reorganização do fluxo de atendimento para tornar o HGR a Unidade Referência, instalação de barreiras sanitárias, requisição de leitos de retaguarda, bem como contratação de mais profissionais de saúde para reforçar o trabalho nas Unidades Hospitalares.

“Apresentamos de forma muito didática tudo o que está sendo feito para que todos pudessem tirar suas dúvidas e pudéssemos avaliar de forma integrada. O foco é promover essa avaliação de forma contínua. É preciso manter o isolamento social e nós sugerimos que a prefeitura feche as praças e decrete toque de recolher após as 22 horas para evitar o aumento no número de casos.”