Tambaqui é um peixe ideal para incluí-lo na dieta - Folha de Boa Vista
NUTRIÇÃO
Tambaqui é um peixe ideal para incluí-lo na dieta
O peixe é rico em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo e é ricos em ômega 3
Por Folha Web
Em 05/08/2022 às 08:00
O tambaqui é um alimento muito saudável e nutritivo por ter fontes de ômega 3 (Foto: Arquivo FolhaBV)

O tambaqui está entre os peixes amazônicos com maior valor nutricional e ainda são os mais procurados pelos roraimenses. Nas feiras da capital e em restaurantes típicos, o peixe é um dos mais procurados pelos consumidores, por possuir um sabor único delicioso. A parte boa é que ele também é um alimento saudável.

De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, o tambaqui é rico em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo, ricos em ômega 3 e antioxidante natural.

Segundo ela,  o antioxidante, protege as veias do envelhecimento precoce, além de reduzir as células cancerígenas. O ômega 3 também reduz o colesterol e aumenta o colesterol bom (HDL). O lombo do tambaqui também é rico em proteína, mas a nutricionista alerta que as proteínas não estão na gordura do peixe, e sim, na carne.
 
“O tambaqui é um alimento muito saudável e nutritivo por ter fontes de ômega 3, uma gordura boa que ajuda na absorção de vitaminas, sabemos que tem inúmeros benefícios para a saúde do coração e até para o tratamento da ansiedade” reforça.
A nutricionista também destaca que o peixe é ideal para quem quer emagrecer, por conta da grande quantidade de proteínas. A espécie possui gordura natural responsável pela formação hormonal. O consumo do tambaqui ainda resulta na melhoria do transporte de nutrientes para dentro da célula.
 
As proteínas que existem no Tambaqui servem para a construção muscular, além de metabolizar os hormônios” completa.

Acompanhar o tambaqui com o tradicional vinagrete é o ideal para uma dieta balanceada (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Para acompanhar

A especialista indica um prato balanceado para acompanhar. “Como o peixe é uma proteína é interessante consumir acompanhado com carboidratos como um arroz integral, salada crua e cozida com folhas. Na região norte, nós consumimos vinagrete que contém verduras e é excelente para a digestão ``, ressalta.

Preparar o peixe apenas com azeite no forno ou na brasa, ou fazer preparações grelhadas ou cozidas, juntamente com verduras e legumes aumentam o valor nutricional da refeição.

“O tambaqui também é excelente para mulheres grávidas já que ajuda na construção do tubo neural do bebê. Ele é importante também para após a gravidez, para evitar casos de depressão pós parto. Outro benefício é que o peixe é indicado para pessoas com pressão alta e também para pessoas que precisam de energia para praticar atividades físicas, enfim, são inúmeros os benefícios de se incluir esse peixe na dieta” finaliza.

Por Isah Carvalho

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