Saúde e Bem-estar

Tênis podem ser lavados na máquina?

Confira dicas para deixar o calçado limpo sem estragar

Os tênis são companheiros inseparáveis na hora de correr, caminhar e praticar esporte. E também dão aquele look bonito e confortável para trabalhar e sair com os amigos, por exemplo. Porém, existem sempre aquelas dúvidas sobre como deixar o seu calçado limpo sem estragar a durabilidade dele. 

De acordo com Karina Laggo, autora do Traz Limpeza, um canal especializado em dicas para casa, a boa notícia é que é sempre possível recorrer à máquina de lavar. na hora de deixar os calçados limpos, porém é preciso avaliar o material do calçado.

“Existem tênis que podem ser lavados na máquina de lavar, porém é preciso estar atendo ao seu material, se ele for costurado, pode sim ser lavado, mas ainda é sempre mais recomendado que o tênis seja lavado a mão para que ele não fique muito tempo de molho e assim não irá descolar com facilidade” explicou Karina.

Karina é autora do blog @trazlimpeza no instagram (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A primeira dica para evitar que os tênis sejam danificados na máquina é recorrer à ajuda do saco para lavar roupa. Feito de pano e cheio de furinhos, ele é indicado para a lavagem de peças delicadas, protegendo-as contra o agito e fricção da máquina. 

Outra dica importante é sempre lavar a máquina antes e depois de passar os calçados pela lavagem. 

“Se a máquina de lavar tirar o filtro deve ser tirado antes e depois da lavagem, por que os sapatos são bem mais sujos do que as roupas, e por isso a máquina precisa estar limpa para continuar lavando bem” explicou. 

Fique atento a qualidade dos produtos utilizados durante a lavagem (Foto: Raisa Carvalho)

Confira as dicas:

Antes de colocar os tênis na máquina de lavar você precisa remover cadarços, palmilhas e tirar o excesso de sujeira.

Se o tênis estiver com lama na sola, deixar um pouco de molho pode ser uma forma de diminuir a sujeira.

Usar uma escova com cerdas firmes – e um pouco de água e sabão é o suficiente para tirar sujeiras impregnadas como chicletes e pedaços de grama. F

Fique atento também à qualidade dos produtos usados na hora de limpar o tênis.