Saúde e Bem-estar

Total de internados com Covid-19 em Roraima tem nova queda

No Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19, por exemplo, houve queda no número de leitos de enfermaria, que recebem os casos mais estáveis

O total de internados com Covid-19 em Roraima caiu novamente: de 50 para 47 entre sexta-feira (18) e sábado (19), conforme os boletins epidemiológicos divulgados nessas datas pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

Em um dia, o Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC) registrou queda no número de leitos de enfermaria (que recebem os casos mais estáveis) utilizados: de 16 para 13, dos 82 disponíveis (16% de taxa de ocupação). A ocupação dos respiradores mecânicos segue estável: dois dos dez aparelhos estão ocupados (20%).

Também houve estabilidade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR), responsável pelos quadros mais graves da doença: dos 27 leitos, 14 seguem ocupados (52%).

Os dados da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré também permanecem os mesmos em 24 horas: um dos 16 leitos clínicos adultos segue ocupado, e os 16 leitos clínicos infantis e os nove leitos de UTI infantis continuam vazios.

No Hospital da Criança Santo Antônio, onde os dados foram atualizados pela última vez na segunda-feira (14), dos cinco leitos de UTI infantis, um está ocupado (20%), e dos 49 leitos clínicos infantis, 16 são usados (33%).

No Hospital Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis, Sul de Roraima, desde 21 de dezembro do ano passado, os 11 leitos de enfermaria para Covid estão vazios. No entanto, os últimos dados atualizados da unidade são de sexta-feira (18).

Cinco pacientes ganham alta

Por outro lado, nesse sábado, cinco pacientes deixaram o HERC após vencerem a Covid-19, subindo para 4.686 o número de altas hospitalares na pandemia em Roraima. Além disso, mais 857 pessoas foram consideradas recuperadas da doença, aumentando para 145.386 o total geral de recuperações por todos os tipos de tratamento contra o novo coronavírus.