Saúde e Bem-estar

Treino de força pode acabar com resistência muscular

Músculos de resistência diminuem ao mesmo tempo que outros músculos ganham força

Você sabe o que acontece com o músculo durante um treinamento de força, como a musculação, por exemplo? De acordo com o estudo recente da Universidade de Basel, na Suíça, as fibras do músculos de resistência diminuem porque são transformadas em fibras de músculos de força.

Isso acontece devido ao fator neurotrófico derivado do cérebro conhecido como BDNF, que é uma proteína produzida pelo próprio músculo e age diretamente na formação dessas fibras.

Ele remodela as sinapses neuromusculares (junção entre os neurônios motores do nosso cérebro e os músculos) e não apenas faz com que os músculos da força se desenvolvam e cresçam (hipertrofia muscular).

Ao mesmo tempo, ele faz com que “o crescimento do músculo de força ocorra em detrimento das fibras de resistência. Mais precisamente, através da liberação do BDNF, os músculos de resistência são transformados em músculos de força”, esclarece o autor da pesquisa, Christoph Handschin.

Essa correlação já está sendo levada em consideração no plano de treinamento para esportes de alto desempenho. Principalmente em modalidades esportivas, como o remo, voltadas para força e resistência.

Além dessas descobertas, os resultados publicados no revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS) também fornecem novas idéias sobre a atrofia muscular relacionada à idade.

Influência na atrofia muscular

A diminuição da musculatura de resistência já era observada antes depois dos treinos de força e a conclusão da pesquisa oferece uma possível explicação para essa questão.

Além disso, o estudo de acompanhamento mostrou que no músculo sem BDNF, a diminuição dos músculos de resistência relacionado à idade é reduzido.

“Isso também torna os achados interessantes para abordagens de tratamento para atrofia muscular em idosos”, aponta Handschin.

Fonte: Minha Vida